Notícias

Mosquitos: ações diárias para combater a dengue em Vitória

Publicada em 12/11/2019, às 16h37

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Ações de combate à dengue
Maquete mostra cuidados que todos devem ter para evitar acúmulo de água em casa (ampliar)
Divulgação Semus
Ações de combate à dengue
Pacientes recebem orientações nas unidades de saúde para combater os mosquitos (ampliar)

As ações para combater o mosquito Aedes aegypti, que é o principal vetor de dengue, zika e chikungunya, não param em Vitória. No período de chuvas e forte calor, é preciso unir esforços e intensificar os cuidados com possíveis locais que acumulam água, como vasos de plantas, reservatórios de água e pneus.

Por esse motivo, nestas segunda (11) e terça (12), as equipes de Educação em Saúde estiveram nas unidades de saúde (US) dos bairros Itararé, Santa Martha e Forte São João orientando pacientes e fazendo abordagens educativas.

No último Levantamento do Índice de Infestação Predial Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) realizado pelo Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), entre os dias 14 a 18 de outubro, é possível perceber que os principais criadouros dos mosquitos continuam tendo relação com os hábitos das pessoas.

Foram identificados criadouros em ralos, tanques, calhas, lajes, vasos e frascos com água. Estes são considerados locais propícios para a proliferação do vetor se não estiverem devidamente tampados ou cobertos. 

"A dengue pode matar, as dores causadas pela chikungunya podem limitar as atividades e o vírus da zika pode afetar bebês ainda no útero materno. Mas todas essas doenças podem ser evitadas por atitudes simples, como remover os criadouros do mosquito, eliminando a água parada", explica o diretor do CVSA, Rogério Almeida.

Checklist

Os moradores devem ficar em alerta e podem realizar o checklist para combater os mosquitos. Ele também está disponível no aplicativo Vitória Online, no acesso "Combate à dengue". O munícipe escolhe uma ação de combate a ser realizada semanalmente em sua residência.


Voltar ao topo da página