Notícias

Mercado da construção civil aquecido com 1,8 mil licenças de obras este ano

Publicada em 01/11/2019, às 18h00

Por Danielly Campos, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Panorâmica da cidade de Vitória
Sedec registrou aumento de 37% na emissão de alvarás para licenças de obras na capital em relação a 2018

O mercado da construção civil dá sinais de retomada e aquecimento na cidade. Neste ano, até o momento, foram 1.854 licenças de obras na capital. Para se ter uma ideia, no ano de 2018, foram 1.345 alvarás emitidos pela Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec). O aumento foi de mais de 500 licenças, na ordem de 37%, comparando esses períodos.

Isso quer dizer que os moradores de Vitória estão cada vez mais conscientes, cumprindo o procedimento prévio de aprovação de projeto junto ao município e recebendo seu alvará antes de iniciar a intervenção em seu imóvel, evitando transtornos com obras irregulares, como multas e embargos.

"Quando o morador aprova o projeto e licencia sua obra, ele faz a opção pela legalidade e pela segurança do seu imóvel. Estamos trabalhando para melhorar a eficiência do nosso serviço, com um licenciamento mais rápido. Já estamos testando um sistema que permitirá dar entrada dos processos virtualmente, sem ter que vir à Prefeitura, e com acompanhamento on-line", afirmou o secretário de Desenvolvimento da Cidade e responsável pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação, Márcio Passos.

Fiscalização

A fiscalização de obras acontece em toda a cidade. Mais de 780 denúncias de irregularidades em obras foram checadas pelos fiscais da Sedec, que intimaram 388 proprietários para se regularizarem junto ao município.

“Nossos fiscais não recebem percentual por multa. Agora eles são bonificados para colaborar orientando as pessoas para se regularizarem. É um grande passo para avançarmos e transformarmos Vitória em uma cidade mais segura, humana e inteligente”, disse Passos.


Voltar ao topo da página