Notícias

Meio ambiente faz serviço de manejo e retirada de árvores com risco de queda

Publicada em 02/01/2020, às 17h21 | Atualizada em 03/01/2020, às 21h26

Por Regina Freitas, com edição de Patrícia Arruda


  • Vida terrestre

Divulgação Semmam
Equipe da Semmam faz serviço de manejo e retirada de árvores com risco de queda
Trabalhos incluem a retirada de árvores mortas em vias públicas e parques urbanos da cidade

As equipes da Gerência de Áreas Verdes da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam) concluiu nesta sexta-feira (03) o serviço de retiradas de árvores em vias públicas e parques urbanos que estão mortas. Também foram realizados o serviço de declínio vegetativo ou em risco de queda, bem como o manejo de árvores exóticas invasoras.

Entre as invasoras, estão as as Leucenas, que causam os maiores impactos. Isso porque elas avançam sobre o ambiente, modificando as características naturais e ameaçando a biodiversidade local. A facilidade de dispersão das sementes e a falta de manejo podem contribuir para a ampliação da área invadida.

Todos os serviços são feitos por técnicos da Semmam após uma análise de espécie por espécie. Os destaques são para as retiradas dos seguintes exemplares arbóreos em vias públicas: um exemplar de Oiti, na Rua Professora Ocarlina Drumond de Carvalho, n°. 350, em Maria Ortiz. O vegetal foi plantado em calçada pavimentada, com sério afloramento radicular, provocando levantamento e inclinação acentuada da calçada.

Também foi retirado um exemplar de Senna Siamea com aproximadamente nove metros de altura, na Avenida Luiz Manoel Veloso, n°. 545, em Jardim da Penha. A planta está morta e, em substituição, será feito o plantio de uma uma muda de Samambaia.

Manejo de arborização

Essa semana os serviços serão realizados no Parques Barreiros, Mangue Seco e Horto de Maruípe. No Parque do Barreiros, serão retiradas seis árvores e, no lugar, serão feitos os plantios de duas mudas de Árvore da China, três Aldragos, duas Jangadas do Campo, duas Magnólias Amarelas e duas Biribás.

No Horto de Maruípe serão retirados oito exemplares. Em substituição serão plantados quatro Lofânteras, quatro Angicos Cangalhas e uma Flor de Rainha.

No Parque Mangue Seco será retirado um exemplar arbóreo não identificado, com aproximadamente 10 metros de altura, com crescimento estiolado, instabilidade sob ação de vento e com risco de queda sobre área vizinha do parque. Entre os exemplares que serão retirados destacam-se Acácia, Ipê e Flamboyant.

Legislação

O monitoramento e o controle do estado vegetativo e o consequente manejo da arborização são previstos no Decreto N° 17.699/2019, que estabelece o Plano Diretor de Arborização e Áreas Verdes do Município e Vitória (PDA).

Todas as retiradas citadas se enquadram nas diretrizes e procedimentos técnicos apresentados nas normas e legislações pertinentes, especialmente a Lei Municipal n° 8.696/2014, que dispõe sobre o uso e a gestão da arborização urbana e das áreas verdes de uso público no município de Vitória.


Voltar ao topo da página