Notícias

Mar da Música: 15 artistas se apresentam neste fim de semana

Publicada em 23/01/2020, às 16h17 | Atualizada em 23/01/2020, às 16h53

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Josué de Oliveira


  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Raphael Morais – Divulgação
Artista Raphael Morais vai se apresentar no Mar da Música 2020
O cantor Raphael Moraes é uma das atrações do Mar da Música neste fim de semana

O fim de semana vai ser marcado por muita música na Capital, e as atrações já começam a partir desta quinta-feira (23). São 15 artistas que se apresentam pela orla de Vitória, em Camburi, Santo Antônio e São Pedro, todos selecionados pelo edital do projeto Mar da Música, da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

O Mar da Música é um projeto que visa movimentar o verão da capital, trazendo artistas locais selecionados por edital para mostrarem seu trabalho para o público. Os shows têm duração de 50 minutos e podem ser feitos solo ou em dupla. Além de levar música de qualidade à população, o projeto abre espaço para que novos talentos se firmem no cenário musical.

Nesta semana, os shows vão até domingo (26). Na próxima semana, as apresentações ocorrem de 30 de janeiro a 2 de fevereiro. Todas as apresentações contam com um intérprete de libras, uma política pública voltada a inclusão das pessoas com deficiência auditiva. 

Quinta-feira (23)

Cinco atrações agitam a noite desta quinta-feira (23) a partir das 17 horas em frente à Arena Vitória na Praia de Camburi. Abrindo a noite, a DJ DEBFeme apresenta o projeto Submarino Tropical, um mix de sonoridades, leves e dançantes, que caracterizam o clima do verão, idealizado pela pesquisadora e colecionadora de discos de vinil. Além das influências latino-americanas da DJ, DEBFeme levará ao público ainda informações históricas sobre o repertório tocado. “Nosso trabalho será executado em tocas discos com seleções de músicas brasileiras e dançantes”, conta a DJ.

Às 18 horas, o artista Caio Fabrícius sobe ao palco trazendo um repertório que varia de músicas autorais, em diferentes estilos, até covers de grandes influências como Mutantes, Caetano Veloso, entre outros. Caio iniciou a carreira musical há 11 anos na Anti-Milk, uma banda de rock indie. Após um hiato longe dos palcos, Caio Fabrícius retorna aos palcos com um novo projeto, o Manada Um.

Com forte influência do pop e do rock (nacional e internacional), às 19 horas é a vez de Douglas Richa animar o público de Camburi. O artista, que conta com um catálogo de mais de 500 músicas no repertório, vai levar para o Mar da Música diversas músicas autorais, além de cantar grandes sucessos dos artistas que influenciaram sua carreira. O show “Douglas Richa e suas músicas para inspirar os capixabas!” com certeza vai agradar todo o público.

Às 20 horas, Murilo Abreu apresenta “Lamelombras Birinights”, um show que traz para os palcos uma leitura e um resgate simbólico do período de acontecimentos sociais, políticos e culturais ocorridos nas décadas de 1960 e 1970 no Espírito Santo. Fatos e momentos que influenciaram a formação de uma rica e criativa onda contracultural local e que gera no Estado ecos significativos até os dias atuais. A apresentação transita entre diferentes estilos e paisagens sonoras de forma dinâmica e envolvente, utilizando-se da mistura entre o artista e arquivos originais da época.

Para fechar a noite, a banda Kukula vai fazer uma verdadeira viagem pelo Brasil e seus vários ritmos com uma homenagem às mulheres representantes da música afro-brasileira, passando por Elizeth Cardoso a Elsa Soares e cantoras da atualidade como Gaby Amarantos e Luedji Luna. Complementando o recorte racial e de gênero, a banda pretende homenagear ainda territórios que receberam música afro no processo de diáspora, além de artistas LGBTQ+, como Liniker e Bia Ferreira. O encerramento do show trará músicas autorais de Kukula. 

Sexta-Feira (24)

A Praça Dom João Baptista, em São Pedro, será o palco das atrações dessa sexta-feira (24). Com uma programação marcada pelo samba no pé e sucessos latino-americanos, a noite promete ser inesquecível no palco. Às 19 horas, o artista Léo Reis vai animar com o melhor do samba, num repertório composto da releitura de sambas capixabas que marcaram época nos anos 90 e 2000, juntamente a sambas-enredo de sucesso do carnaval capixaba, somados a pegada de grandes clássicos nacionais. O show será uma verdadeira viagem pelo passado e presente do samba capixaba.

Às 20 horas, o show Duo Latino-Americano, de Daniel Santos e Martin Paz, vai trazer um misto de regionalidades do Brasil com o país vizinho, Argentina. A proposta de música latina mistura voz, violão e violino. Essa mistura se reflete diretamente nas cores e texturas das músicas, moldando os regionalismos da cultura brasileira e argentina. “A expressividade do violino conversa diretamente com o violão brasileiro, o que nos leva à busca de um som único, característico e expressivo através das verdades nas quais acreditamos”, conta a dupla. 

Micheli Montalvão – Divulgação
Micheli Montalvão
Michele Montalvão irá se apresentar no domingo em Santo Antônio

Sábado (25)

A Praia de Camburi, nesse sábado (25), vai receber cinco atrações do projeto Mar da Música. O palco vai ficar localizado no primeiro bolsão de estacionamento de Camburi, entre o quiosque 1 e o Píer de Iemanjá.

O show “Leva e Traz”, do artista Pedro Ferna, vai abrir a noite a partir das 18 horas. O nome do show deriva do movimento da maré, que recolhe as ondas da areia, e as traz de volta renovadas. Da mesma forma, Ferna levou experiências e contribuições às bandas que participou, agora traz composições autorais e de artistas que já trabalhou, renovadas em arranjos autênticos no piano.

Às 19 horas, é a vez de Raphael Morais animar o público. Com inspirações vindas de grandes artistas do cenário musical, como Charlie Brown Jr., John Mayer, Red Hot Chilli Peppers e Bob Marley, o show “Asas para musicar” traz algumas releituras do pop nacional e internacional, além de músicas autorais, muitas já em processo de gravação. O artista considera o Mar da Música como um reconhecimento ao trabalho musical dele, que iniciou em 2017.

Em seguida, Manfredo assume o palco para apresentar um repertório de músicas autorais com base em vertentes Indie-Folk e adereços brasileiros como Bossa Nova e MPB. O show vai ser uma “palhinha” do primeiro disco oficial de Mandredo, o EP “Novas Versões de Canções Nunca Ouvidas Antes”. “(O EP) retrata essa nova fase em que estou desde o lançamento do meu primeiro single Sweet River em Agosto de 2017. Tanto nesta apresentação, como no disco, vou apresentar em maioria, um repertório de canções inéditas ao público, mas que algumas, já foram compostas há vários anos; e é exatamente este o motivo do porquê ser este o título do disco”, explica o artista.

Marcos Bifão vai animar o público a partir das 21 horas. O cantor apresenta um repertório composto por canções que o acompanham em seu dia a dia musical profissional, marcado por sucessos de compositores Capixabas e de renomes nacionais. Bifão está animado com a apresentação, que possui um tom mais intimista no modelo acústico. “Gosto desse modelo de show”, conta.

Para fechar a noite de sábado, o artista Fepaschoal sobe ao palco, em dupla, trazendo um repertório de cunho autoral, com boa parte das canções de sua discografia, além de releituras de Tom Zé e de canções que o artista interpretou em outros discos. O artista, que começou a carreira em 2008 lançando singles na rede social Myspace, traz em sua música ritmos pulsantes, com influências de grandes músicos brasileiros, como Caetano Veloso e Gilberto Gil, além do punk rock canela-verde e do rock alternativo regional. 

Domingo (26)

A Prainha de Santo Antônio, na Praça Stella Coimbra, vai ser o palco para os artistas que vão se apresentar neste domingo (26). A artista Letícia Chaves vai abrir a noite a partir das 18 horas. A artista começou a cantar aos 5 anos no meio gospel, onde aprendeu violão e outros instrumentos musicais. Atualmente, Letícia considera que seu ritmo é o AfroGroove Brasileiro, contemplando sua trajetória que passa também pelo funk, soul music e músicas afro-brasileiras. No show Armados e Amores, a artista traz diversas músicas que abordam a problemática social, devido à vivência como mulher preta, LGBT e de periferia.

Em seguida, é a vez de Micheli Montalvão com o show “Um Canto, um samba e um violão”. Com influências de artistas como Clara Nunes, Beth Carvalho e Maria Bethânia, a cantora vai trazer o melhor do samba para o público. Nascida numa família de músicos, Micheli canta desde criança, mas começou a carreira profissional há apenas 7 anos.

Para fechar a noite, o cantor Fernando Martins, junto com sua dupla Roberto Santos, vai levar para o palco o melhor do Sertanejo. A dupla promete trazer releituras de clássicos antigos que marcaram época e que tiveram grande sucesso entre o público. Certamente todo o público vai cantar junto da dupla do início ao fim do show. 

Programação completa

23 de janeiro (quinta-feira)
Em frente à Arena Vitória – Praia de Camburi
17h – DJ DEBfeme (Submarino Tropical)
18h – Caio Fabrícius (Manada Um)
19h – Douglas Richa
20h – Murilo Abreu (Lamelombras Birinights)
21h – Kukula

24 de janeiro (sexta-feira)
Praça Dom João Baptista – São Pedro
19h – Léo Reis – Fortalece
20h – Daniel Santos (Show Duo Latino-Americano)

25 de janeiro (sábado)
Praia de Camburi (Primeiro bolsão da Praia de Camburi, entre o quiosque 1 e o Pier de Iemanjá)
18h – Pedro Ferna (Leva e Traz)
19h – Raphael Morais (Asas para musicar)
20h – Show Manfredo
21h – Marcos Bifão (Canções que me cercam)
22h – Fepaschoal

26 de janeiro (domingo)
Praça Stella Coimbra – Prainha de Santo Antônio
18h – Letícia Chaves
19h – Micheli Montalvão (Um canto, um samba e um violão)
20h – Fernando Martins (100% Sertanejo)

30 de janeiro (quinta-feira)
Orla de Mangue Seco
19h – Fernando Balarini (Retomada)
20h – Beto Pinheiro (Brasilidades)

31 de janeiro (sexta-feira)
Projeto Baleia Jubarte – Praça do Papa – Enseada do Suá
18h – Gabriel Cabelo e Lucas Zana (Vem Comigo)
19h – Luri
20h – Pura Vida
21h – Adriano Faquini (Meus Blues)

1º de fevereiro (sábado)
Praia de Camburi (Primeiro bolsão da Praia de Camburi, entre o quiosque 1 e o Pier de Iemanjá)
18h – Thaysa Pizzolato (Rita Lee: Aqui, ali, em qualquer lugar)
19h – Bernardo John (Por aqui)
20h – Nano Vianna
21h – Anderson Ventura (De Repente)
22h – Mr. Dedus (Nas ondas do Reggae)

2º de fevereiro (domingo)
Praia de Camburi (Ao lado do Serviço de Orientação ao Exercício – Jardim Camburi)
17h – Carlos Papel (Centro da Memória)
18h – DJ Leo Ayres (Ayro House)
19h – Douglas Lopes (Livre pra viver)
20h – Henrique Mattiuzzi (Alforge de Composições)
21h – Duo Dora Dalvi e Potiguara Menezes (Forró no pé do ouvido)


Voltar ao topo da página