Notícias

Mais de 70% dos imóveis históricos conservados ganham desconto no IPTU

Publicada em 27/01/2020, às 17h55 | Atualizada em 28/01/2020, às 13h05

Por Danielly Campos, com edição de Josué de Oliveira


  • Paz, justiça e instituições eficazes

Leonardo Silveira
Fachada do Teatro SESC Glória
Ao todo, foram 130 imóveis que ganharam o desconto no IPTU

Os proprietários de 130 imóveis tombados ou de interesse histórico em Vitória conseguiram desconto de 50% a 100% no Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de 2020 por manter as edificações em bom estado de conservação. Isso representa 73% do total de imóveis com essas características, que são 178 na cidade.

O benefício está previsto em lei, no decreto 14.072/2008. A avaliação da situação dos imóveis protegidos por lei é feita, anualmente, pela equipe de arquitetos da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec).

Vários quesitos do imóvel e no estado de conservação são observados. Quando eles são atendidos é gerada uma pontuação. A partir deste cálculo, a prefeitura classifica o estado da edificação.

“Esse é um importante incentivo que a Prefeitura de Vitória concede aos proprietários para manterem os imóveis históricos em bom estado. Assim, preservamos nossa história e identidade”, afirmou a secretário de Desenvolvimento da Cidade em exercício, Otto Grellert.

Imposto

O IPTU 2020 terá a atualização da inflação do período conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E).O vencimento da primeira parcela e taxa única será no dia 16 de abril, sendo que o pagamento em cota única dá direito a 8% de desconto.


Voltar ao topo da página