Notícias

Mais de 30 animais já castrados na retomada do serviço, que mantém cadastros

Publicada em 02/07/2020, às 18h14

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar
  • Cidades e comunidades sustentáveis

Divulgação Semmam
Castração de animais
Tutores levam animais para castração no CVSA após agendamento prévio (ampliar)

Logo no primeiro dia de retomada do serviço de castração de animais em Vitória, foram castrados 20 cães (10 fêmeas e 10 machos) e 14 gatos (10 fêmeas e 4 machos).

A atividade é realizada pela Gerência de Bem-Estar Animal, da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam), em parceria com o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), onde são realizados os procedimentos, em Resistência.

As castrações são feitas a partir de um agendamento prévio. "É necessário que os tutores dos animais não se esqueçam de levar no dia agendado o documento de identidade e o comprovante de residência para conferência, assim como não esquecer o uso da máscara", disse a gerente de Bem-Estar Animal, Daniele Benevides.

Para atender às recomendações sanitárias neste período de pandemia, não é permitida a entrada de tutores com os animais no CVSA. Um funcionário da empresa contratada para fazer as cirurgias fica responsável por recepcionar os tutores com seus pets. 

"Todas as medidas sanitárias e de segurança estão sendo tomadas pelas equipes da Semmam, CVSA e empresa contratada", destacou Daniele. 

Critérios

Os cadastros continuam sendo realizados por meio do Portal de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Vitória. A primeira fase do projeto de castração prevê 5 mil cirurgias.

O responsável pelo animal tem que ser obrigatoriamente morador de Vitória. Serão cadastrados até três animais por residência e o responsável pelo animal deve, obrigatoriamente, assistir a uma palestra educacional disponível no Portal de Bem Estar Animal antes da data da castração.

Os animais passarão por uma análise de aptidão, que será realizada na avaliação clínica e hemograma por um médico veterinário no dia do procedimento. Em caso de dúvidas, mandar e-mail para gbea.vitoria@gmail.com.


Voltar ao topo da página