Notícias

Mais de 1,1 mil novos beneficiários do Bolsa Família em Vitória

Publicada em 08/04/2020, às 15h45

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


  • Erradicação da pobreza
  • Saúde e bem-estar

Imagem divulgação
Bolsa Família
Beneficiários do Bolsa Família devem consultar o calendário de pagamento (ampliar)

Uma ajuda que vem em boa hora para 1.160 moradores de Vitória. Este é o número de novos beneficiários do Programa Bolsa Família na capital neste mês de abril.

Muitos estavam aguardando o benefício há meses e acabaram sendo contemplados por conta da pandemia de coronavírus. Além da lista dos novos beneficiários, foi divulgado o calendário de pagamento (imagem ao lado).

Para ser beneficiário do Bolsa Família, a pessoa precisa ter o cadastro único atualizado e ter renda per capita de até R$ 89,00 (para quem não tem crianças) e até R$ 178,00 (para famílias com crianças).

"As pessoas não precisam ir ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) neste momento para requerer o benefício. O Governo Federal e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) têm trabalhado para evitar aglomeração de pessoas e para quem transitem o menos possível", disse a secretária de Assistência Social, Iohana Kroehling.

Se ela (responsável ramiliar - pessoa que fez o cadastro único), já recebeu o cartão amarelo do Bolsa Família:
  • o titular tem que ligar para o número de telefone 0800 726 0207 para realizar o desbloqueio do cartão;
  • depois de ligar e desbloquear, o beneficiário precisa dirigir-se até a lotérica ou a uma agência da Caixa Econômica levando o termo de responsabilidade que recebeu junto com o cartão PBF e um documento de identificação (carteira de identidade, de motorista ou carteira de trabalho recente (modelo digitalizado).

A pessoa deve ir ao local no dia correto de pagamento (ver calendário e final do NIS), pois no mesmo dia já poderá realizar o cadastramento da senha e o primeiro saque. Nos meses seguintes, os saques poderão ser realizados com o cartão diretamente nos caixas eletrônicos da caixa econômica ou nas lotéricas;

Se não recebeu o cartão PBF:
  • dirigir-se a uma agência da Caixa Econômica (no atendimento);
  • levar consigo o documento de identificação (carteira de identidade, carteira de motorista ou carteira de trabalho (modelo digitalizado) e o número do NIS. O número do NIS ou o número do CPF ajuda na localização mais rápida do beneficiário pelo banco, mas não inviabiliza o pagamento. No entanto, o documento de identificação é obrigatório;
  • o novo beneficiário também poderá ir na casa lotérica para abrir uma conta fácil (essa conta só abre na casa lotérica e não tem tarifa). Precisa do RG e um comprovante de residência (se tiver). A partir de maio, ele já recebe na conta, não precisando ir sacar na agência. Importante: pessoa somente conseguirá sacar o benefício após o dia informado de pagamento, de acordo com o calendário. caso vá antes, não conseguirá sacar.

Caso o responsável familiar já possua poupança ou conta na Caixa Econômica, o benefício do Bolsa Família é depositado em uma dessas contas.


Voltar ao topo da página