Notícias

Maio Amarelo: seminário debate comportamento e respeito no trânsito

Publicada em 03/05/2019, às 18h56 | Atualizada em 03/05/2019, às 19h05

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Setran
Seminário Maio Amarelo
Servidores participaram de programação do movimento Maio Amarelo

Como parte da programação do Maio Amarelo, na tarde desta sexta-feira (3), servidores da Prefeitura de Vitória, principalmente funcionários das secretarias municipais de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) e da Segurança Urbana (Semsu), participaram do "3º Seminário de Educação para o Trânsito: o sentido a (da) vida”, no auditório do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), na Enseada do Suá.

A coordenadora do Programa Vida no Trânsito, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Jacira dos Anjos Pereira, destacou que muitas mortes que ocorrem nas vias nas cidades do Espírito Santo poderiam ser evitadas. Segundo ela, prudência, respeito às leis de trânsito e bom convívio social deveriam minimizar efeitos tão negativos assistidos no dia a dia.

"São idosos indefesos e jovens inocentes e desprotegidos que não poderiam perder a vida, ter sequelas físicas ou psicológicas. São famílias destruídas em situações que poderiam ser evitadas. O trânsito não foi feito para que as pessoas morram, mas que se desloquem de um ponto a outro com segurança e amor à vida", destacou a especialista.

O gerente de Formação da Secretaria Municipal de Educação (Seme), Truman José Vieira Filho, destacou a necessidade do uso compartilhado de veículos. De acordo com o especialista, a quantidade de veículos é bem maior do que ruas e avenidas comportam.

Comportamento

Outra palestra foi do gerente de Formação e Atenção Psicossocial da Secretaria de Segurança Urbana (Semsu), Bruno Medeiros, que destacou os riscos que há no trânsito, lugar onde o comportamento dos condutores é inesperado e pode ser ameaçador.

Para ele, o comportamento do motorista é reflexo da formação social brasileira. Medeiros destacou a necessidade de realizar redes de engajamento cívico para que questões ligadas à coletividade pudessem ser debatidas.

"Muitos não respeitam o outro, apesar de o trânsito colocar de maneira certeira a noção de igualdade. Nesse contexto a agressão se permite, o que é um grave erro", destacou.

Passeio ciclístico

Neste domingo (5), a partir das 8 horas, técnicos de Educação para o Trânsito da Setran participarão de um passeio ciclístico no segundo bolsão de estacionamento na praia de Camburi, onde serão feitas abordagens e haverá distribuição de brindes.

Projetos

Técnicos da Setran apresentaram projetos e ações importantes que servem diretamente aos motoristas, pedestres e ciclistas, como Zona 30 de Velocidade Segura, estacionamento rotativo, Linha Verde e ampliação de ciclovias e bicicletas compartilhadas foram destacados.

Matéria relacionada

Maio Amarelo inicia ações para diminuir acidentes no trânsito


Voltar ao topo da página