Notícias

Maio Amarelo inicia ações para diminuir acidentes no trânsito

Publicada em 02/05/2019, às 18h17 | Atualizada em 02/05/2019, às 19h03

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Flávio Almeida
Abertura do Maio Amarelo
Carro acidentado representa os cuidados que as pessoas devem tomar no trânsito. Movimento Maio Amarelo foi aberto em Goiabeiras
Flávio Almeida
Abertura do Maio Amarelo
Equipe da Educação para o Trânsito fez abordagens e entregou panfletos em Goiabeiras

Com o objetivo de alertar a sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito e para os riscos que existem na condução de veículos, em especial quando não se respeitam as leis e normas de trânsito, o movimento Maio Amarelo foi aberto em Vitória nesta quinta-feira (2), na praça de Goiabeiras. Houve abordagens a motoristas e ação de conscientização na faixa de pedestres.

Equipe de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) entregou panfletos de alerta para as pessoas. Eles continham a informação de que o Brasil é o terceiro país com maior número de mortes no trânsito, com 40 mil óbitos por ano. Também tinham a frase "A pressa pode deixar sua vida pra trás. Respeite o limite de velocidade".

Iluminação

Alguns pontos tradicionais de Vitória também receberam uma iluminação especial em alusão ao Maio Amarelo: Prefeitura de Vitória, Ponte da Passagem, Casa Porto das Artes Plásticas, Viaduto Caramuru, torres de Jesus de Nazareth, Cruz da Praça do Papa e avenida Fernando Ferrari (altura da praça de Goiabeiras). 

Seminário

Nesta sexta-feira (3), às 13h30, acontecerá o "3º Seminário de Educação para o Trânsito: o sentido da vida”, no auditório do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), na Enseada do Suá. O evento é direcionado para os servidores da Prefeitura de Vitória.

A proposta é estimular o debate sobre o compromisso que todos devem ter com a valorização da vida. Haverá palestras, debates e troca de experiências com especialistas em comportamento, educação, engenharia, além de questões legais e atuais ligadas ao trânsito.

Segmentos

O movimento Maio Amarelo tem apelo mundial e é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil. A intenção é envolver segmentos como órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações e federações.

“O foco é o desenvolvimento de valores, posturas, atitudes e ações efetivas e planejadas que sirvam para diminuição da mortalidade e dos acidentes no trânsito. É importante que se discuta o tema, que haja engajamento em ações com propagação do conhecimento e ações efetivas para que os números negativos diminuam”, disse a gerente de Educação para o Trânsito, Adriana Sossai.

Números

A cada 11 minutos uma pessoa morre no Brasil vítima de excesso de velocidade no trânsito. O Brasil é o terceiro país com maior número de mortes de trânsito no mundo. São mais de 40 mil óbitos por ano.

Velocidades mais altas aumentam o risco de mortes de pedestres e ciclistas:
30 Km/h – 10% de probabilidade de morte
40 Km/h – 30% de probabilidade de morte
50 Km/h – 85% de probabilidade de morte

Flávio Almeida
Abertura do Maio Amarelo
Flávio Almeida
Abertura do Maio Amarelo

Voltar ao topo da página