Notícias

Leitura e dinâmica no Cajun de Bela Vista dão lição de inclusão para os pequenos

Publicada em 04/10/2019, às 15h53 | Atualizada em 07/10/2019, às 12h25

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Personagem Golo no Cajun de Bela Vista
Crianças do Cajun de Bela Vista participam de roda de leitura sobre o livro "Golo" (ampliar)
Imagem divulgação
Personagem Golo no Cajun de Bela Vista
Obra traz ilustrações para a prática do futebol com o espírito principal de diversão e inclusão (ampliar)

Nesta próxima terça-feira (8), às 13h30, o publicitário e redator Gabriel e Vogas e o ilustrador Thiago Egg estarão no no Cajun do bairro Bela Vista para contar a história do personagem Golo, promovendo leitura e muita dinâmica com crianças e adolescentes do espaço.

Golo é o nome do livro com ilustrações voltado para crianças de 5 a 10 anos de idade. A obra foi produzida pela dupla com o apoio da Funcultura e da Secretaria de Estado da Cultura.

É um convite para uma narrativa feita para educar e divertir todos os leitores. O pano de fundo dessa história é a diversidade inclusiva no esporte e a inclusão, usando o futebol como ferramenta. Também haverá uma dinâmica de criação de personagens envolvendo as crianças.

Além da narrativa principal, foi encadernado dentro do livro um pequeno guia com dicas do Golo para a prática do esporte com o espírito principal de diversão e inclusão, como jogo limpo (fairplay), participação de todos, respeito pela diversidade (com um foco especial ao respeito de gênero), entendimento que o adversário do jogo não é inimigo (e que competitividade é diferente de agressividade), saber perder e saber ganhar.

A dupla, além de anos de parceria no mercado publicitário, também lançou em 2018 o "Monstro Zine", com atividades para crianças, e o projeto "Mascote do Dia", em formato de álbum de figurinhas, referente à Copa do Mundo.

Sinopse

Muito baixo, muito leve, muito fraco, muito roxo… Golo, um jovem e simpático alienígena, tem um problema para se divertir no seu planeta: ele não se encaixa no perfil ideal para nenhum jogo.

Acompanhe Golo em sua jornada pelo espaço em busca do jogo que possa ser jogado por todos, que vai levá-lo até um planetinha azul onde um grupo de amigos se diverte com uma estranha brincadeira onde meninos e meninas tentam fazer pontos chutando uma bola.

Imagem divulgação
Personagem Golo no Cajun de Bela Vista
Crianças participam de uma dinâmica de criação de personagens envolvendo as crianças dentro da atividade (ampliar)
Imagem divulgação
Personagem Golo no Cajun de Bela Vista
Golo dá dicas para jogo limpo e saber até perder no esporte (ampliar)

Voltar ao topo da página