Ação educativa sobre câncer de cabeça e pescoço na UBS Forte São João.
a manhã desta sexta-feira (18) foi marcada uma ação educativa promovida pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do Forte São João em parceria com os profissionais de odontologia, fisioterapia e educação física da Residência Multiprofissional do Instituto de Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi).
A ação tem como objetivo principal conscientizar a população em relação ao câncer de cabeça e pescoço, destacando a importância do diagnóstico precoce, da realização do autoexame e a busca por tratamento na unidade de saúde.
Maria da Penha Ataíde, 60, moradora do Bairro do Forte São João, relatou que seu marido era fumante e desenvolveu câncer de pescoço, mas com as orientações de hoje, pretende ensinar à família e amigos a fazer o autoexame. "Vou chegar em casa, fazer o autoexame e ensinar pros vizinhos e pro marido da minha filha, porque ele fuma. Vou falar o que eu aprendi aqui, sobre o autoexame no espelhinho, explicar como eu vi aqui e passar pra frente essa informação".
Thyago Oliveira
Ação educativa sobre câncer de cabeça e pescoço na UBS Forte São João.
José Roberto, 60, morador do Bairro do Romão, também estava na unidade no momento da ação e contou que essa foi a primeira vez que ouviu falar sobre esse tipo de câncer. "Conheço muita gente que fuma, a gente até tenta avisar sobre os perigos, mas a maioria não aceita. Mas o assunto é bom de ser falado", contou José Roberto.
A diretora da Unidade de Saúde, Neuma Moura, reforça a importância da população estar atenta aos sintomas e procurar o mais rápido possível a unidade de saúde mais próxima.
"A ação é importante para conscientizar, para alguns esse assunto se torna algo inédito, mas ao perceber sinais e sintomas devem procurar a Unidade de Saúde. Além desse conhecimento próprio, eles podem levar esse conhecimento para a família, para a comunidade, isso também é importante", destacou.
Causas e prevenção do câncer de cabeça e pescoço
Segundo o Ministério da Saúde, os principais fatores de risco para o câncer de cabeça e pescoço são o tabagismo (relação com 74% dos casos), a infecção por HPV (relação com 80-90% dos casos de orofaringe), o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e exposição solar (câncer de lábio).
Thyago Oliveira
Ação educativa sobre câncer de cabeça e pescoço na UBS Forte São João.
Dessa forma, as principais formas de prevenção da doença são a parada com o ato de fumar, diminuir o consumo de álcool, se imunizar contra o HPV e manter uma boa higiene bucal.
Principais sintomas
Nódulos no pescoço;
Feridas na boca que não cicatrizam;
Dor de garganta persistente;
Dificuldade para engolir;
Alterações na voz ou rouquidão;
Dor de ouvido;
Dores de cabeça;