Notícias

Jornada de Formação para Mediadores de Leitura nesta sexta na Biblioteca

Publicada em 04/12/2019, às 06h20

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi


  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Flávio Almeida
Fachada da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim
Abertura da Jornada de Formação para Mediadores de Leitura será na Biblioteca Pública Municipal, que fica no Casarão Cerqueira Lima (ampliar)

A abertura da programação da II Jornada de Formação para Mediadores de Leitura será na Biblioteca Pública Municipal de Vitória "Adelpho Poli Monjardim", nesta sexta-feira (6), a partir das 14 horas. A ideia é reunir voluntários e interessados em leitura para promover a criação de clubes de leitura em diversos bairros da capital.

O tema desta edição é "Extensão Universitária e Ação voluntária na implementação de políticas públicas: ocupando o Centro de Vitória com ações pró-Leitura". A iniciativa é do projeto RELer&fazer, programa de extensão da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

O objetivo do projeto de extensão "Jornadas de Formação Continuada para Mediadores de Leitura" é estimular e fortalecer o circuito de atividades dedicadas ao contato com a leitura no Centro e, a partir daí, em outros bairros e municípios, integrando leitores experientes e inexperientes.

“Nosso objetivo é ajudar a transformar o Centro num território de leitores, ou seja, num espaço em que a prática de leitura seja vista como uma atividade comum e frequente. Todos os cidadãos têm direito à leitura, mas poucos têm acesso real a ela”, diz o professor Orlando Lopes, coordenador geral das Jornadas.

Programação

Com uma programação diversa, as atividades devem percorrer diversos espaços do Centro de Vitória. São minicursos, oficinas, sarau e uma roda de violão, que vai fechar a programação. Para participar, é preciso de inscrever pelo site. As inscrições serão efetivadas por ordem no envio do formulário.

O projeto-piloto das Jornadas é fruto de uma articulação entre o programa RELer&fazer e vários parceiros que, localizados, no Centro de Vitória, reconhecem a importância e o valor estratégico da “causa da leitura” não apenas para a formação dos cidadãos de forma individual, mas como um fator de desenvolvimento capaz de incidir sobre a vida prática de grupos e instituições diversas.

Parceiros como a Secretaria Municipal de Cultura de Vitória e sua Biblioteca Municipal, a Casa de Stael, o Trapiche Gamão, a Editora Cousa e a Thelema têm sido fundamentais para viabilizar a realização das Jornadas, e a expectativa é que em 2020 novos atores continuem a aderir à iniciativa.

Serviço
II Jornada de Formação para Mediador@s de Leitura
Quando: 6 de dezembro (sexta-feira)
Horário: 14 horas
Onde: Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim – Rua Muniz Freire, 23 – Centro
Programação completa: clique aqui
Inscrições: clique aqui
Classificação indicativa: livre

Voltar ao topo da página