Notícias

Inspirado em fotógrafo internacional, Circuito Cultural monta exposição on-line

Publicada em 03/06/2020, às 09h55

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi


  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Claudinei da Silva Santos
A foto feita pelo estudante do Circuito Cultural foi inspirada na imagem "A Menina Afegã" de Steve McCurry
Foto feita pelo estudante do Circuito Cultural foi inspirada na imagem "A Menina Afegã" de Steve McCurry

Conhecer novos estilos e trazer para a realidade local. Esse é o intuito da exposição de fotos on-line elaborada pelo Núcleo de Fotografia do Circuito Cultural, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura (Semc). Inspirados no estilo do fotojornalista Steve McCurry, os alunos tiveram que fazer os seus registros no isolamento.

Clique aqui para ver a exposição

Esta é a segunda exposição do Núcleo durante a quarentena. Neste período de isolamento social, os alunos estão tendo acesso a aulas e apostilas para estudo de maneira virtual e recebendo o feedback da instrutora Ariane Piñero por meio de aplicativos de mensagens. Nesse contato, alunos trocam fotografias e experiências e compartilham o conhecimento adquirido.

Inspiração

Steve McCurry é um fotógrafo estadunidense da National Geographic, responsável pelo registro da famosa imagem da Menina Afegã, cujo rosto foi capa da revista e reconhecido por todo o mundo.

Circuito Cultural
Exposição reúne fotos dos alunos do Circuito Cultural inspirados no trabalho do fotógrafo Steve McCurry
Fotografias refletem a interpretação de cada um dos alunos sobre o trabalho de McCurry

Segundo a instrutora Ariane Piñero, a ideia foi trazer referências de estilo por meio das fotografias de McCurry e, a partir dessa inspiração, os alunos pudessem olhar para a própria realidade e realizar os registros. Todo o trabalho foi organizado em um vídeo que virou exposição.

"O material fotográfico de McCurry foi o ponto de partida para aguçar o olhar dos alunos para o entorno deles e fazê-los criar imagens. As fotografias refletem a interpretação de cada um deles sobre o trabalho deste fotógrafo", explica a instrutora.

Novos horizontes

"Esse tipo de trabalho é muito importante porque ajuda a abrir os olhos dos alunos para conhecer outras realidades, sem, entretanto, deixar de olhar o seu entorno. Pegamos uma referência e aplicamos na nossa própria realidade", explicou a coordenadora do Circuito Cultural, Lena Cogo.

Na primeira exposição proposta pelo Núcleo, os alunos tiveram que fazer registros do isolamento social a partir de seu próprio olhar, valorizando a composição fotográfica, estilo e visões de mundo.

Clique aqui para ver a primeira exposição on-line


Voltar ao topo da página