Notícias

Inclusão Produtiva abre oportunidades para munícipes no mercado de trabalho

Publicada em 05/06/2019, às 16h28

Por Paula M. Bourguignon, com edição de SEGOV/SUB-COM


Guiomedce Paixao
UIP Escola da Vida
Alunos fazem cursos de qualificação oferecidas em parceria da Inclusão Produtiva com o Estado na Escola da Vida

Oportunidades no mercado de trabalho e autonomia dos atendidos. Esses são os objetivos dos cursos do Programa Qualificar ES, oferecido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) em parceria com a Inclusão Produtiva, equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Atualmente, estão sendo oferecidas as oficinas de Maquiagem e Confeitaria e Panificação, na Escola da Vida, em São Pedro, onde teve aula nesta quarta-feira (5). A atividade promove a qualificação profissional dos alunos, na perspectiva de eles empreenderem.

Expectativa

"A expectativa com a oficina de Maquiagem é a melhor possível. Minha mãe tem uma loja de aluguel de roupa de festa aqui mesmo na rodovia Serafim Derenzi e pretendemos agregar valor nos serviços e oferecer o melhor para nossa clientela", disse a aluna Tatiane Santos Duarte, 30 anos, que é designer de moda.

Autoconhecimento

"Promovemos o autoconhecimento, além do empoderamento dessas mulheres e como elas podem conseguir se manter. Quem sabe conquistar um emprego, seja em casa ou num salão", comentou a instrutora de maquiagem Sara Rosa Paixão.

Acesso

"A importância da parceria do Qualificar com a Inclusão Produtiva é aproximar e trazer as oficinas para os munícipes. Aqui em São Pedro, temos um território carente de oficinas de inclusão social no mundo do trabalho, assim eles podem acessar mais facilmente. Isso também amplia o mercado de trabalho deles", disse Núria Nascimento Kadio, assessora técnica da Inclusão Produtiva.

Iniciação profissional

"As oficinas de iniciação profissional têm como objetivo desenvolver temáticas que proporcionem ao público atendido buscar algo maior, como cursos profissionalizantes, na perspectiva da inserção ou reinserção no mercado formal de trabalho. Eles veem nas oficinas ofertadas uma oportunidade de geração imediata de renda, o que consideramos um fator preponderante na vida das famílias, para que elas assegurem, de fato, o provimento de suas necessidades básicas", disse Adriano de Jesus Almeida, coordenador da Inclusão Produtiva. 


Voltar ao topo da página