Notícias

Gripe: mais de 33 mil pessoas imunizadas em duas semanas de campanha

Publicada em 03/04/2020, às 20h36

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar

André Sobral
Vacinação contra gripe
Vacinação acontece em escolas da rede municipal de ensino (ampliar)

Nas primeiras duas semanas da campanha de vacinação contra a gripe em Vitória, 33.879 pessoas já se imunizaram. Nesse período, a ação imunizou 68% da população idosa (27.280 pessoas) e 33% dos trabalhadores de saúde (6.599 trabalhadores).

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) garante que todas as 124.700 pessoas do grupo prioritário para vacinação contra a gripe na capital serão imunizadas até o final da campanha, em 22 de maio.

A partir de agora, o agendamento on-line será ofertado apenas para o período da manhã. Assim, as equipes de saúde poderão vacinar no turno da tarde os acamados e maiores de 80 anos.

Neste ano, as vacinas estão sendo aplicadas em 28 postos montados nas escolas da rede municipal de ensino. Além disso, os idosos que se dirigem até esses postos de vacinação podem receber a imunização dentro do carro, sem precisar sair.

"O sistema foi configurado para que possamos imunizar todos sem filas, sem aglomerações e em segurança. Até o final da campanha, todos serão imunizados", afirma a secretária de Saúde, Cátia Lisboa.

Vale ressaltar que as vacinas são distribuídas exclusivamente pelo Ministério da Saúde e a liberação de novas vagas no sistema depende sempre da entrega dos novos lotes.

Orientações

A Semus orienta que as pessoas respeitem os horários agendados e retornem para suas casas logo após a imunização, garantindo, assim, a menor circulação possível.

Outra orientação da Semus é para quem está com qualquer sintoma de gripe ou problemas respiratórios evitar a imunização agora.


Voltar ao topo da página