Notícias

Gripe: idosos acima de 80 anos e acamados são vacinados em casa

Publicada em 26/03/2020, às 13h50

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar

Divulgação Semus
vacinação da gripe
Equipe da US Grande Vitória faz vacinação em casa de idoso (ampliar)

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) está realizando nesta semana a vacinação contra gripe em idosos acima de 80 anos de idade, acamados e também em pessoas que possuem mobilidade reduzida.

A imunização teve início nas unidades de saúde de Santa Luiza, Jardim Camburi, Jesus de Nazareth, Bairro da Penha, Ilha do Príncipe, Grande Vitória, Andorinhas e Santo André. Neste sábado (28), também haverá vacinas de acamados cadastrados nas unidades de Itararé, Santo Antônio, Fonte Grande e Vitória.

A Semus fez um mapeamento para que todos os idosos acima de 80 anos, moradores acamados ou pessoas que possuem mobilidade reduzida sejam imunizados contra a gripe em suas casas até o final da campanha.

Nesses casos, agentes de saúde das unidades próximas às suas residências entram em contato para a aplicação da vacina, não sendo necessário fazer o agendamento.

As demais unidades também irão realizar as imunizações assim que novas doses de vacina, que são repassadas pelo Ministério da Saúde, forem chegando. Para as pessoas que não estão cadastradas, a orientação é ligar para a unidade de saúde de referência.

Alternativa

"Os idosos acima de 80 anos que desejarem receber a vacina em casa terão essa opção. Porém, a alternativa mais rápida para aqueles que não possuem nenhum tipo de restrição é o agendamento on-line. A vacinação acontece nas escolas da rede municipal como forma de manter as pessoas saudáveis longe do contato com quem está procurando atendimento em uma US. O idoso que estiver agendado e for de carro idoso não precisa sair do veículo, caso seja essa a sua vontade, pois um profissional da Semus irá se dirigir até ele para aplicar a vacina", disse a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa. 

Instituições

Além dessa medida, a Semus já realizou, na última semana, a imunização de todos os idosos residentes em Instituições de Longa Permanência Para Idosos (ILPI). Ao todo, 380 pessoas receberam as vacinas contra gripe.

Matéria relacionada

Mais de 10 mil já foram imunizados na campanha contra a gripe em Vitória


Voltar ao topo da página