Notícias

Gripe: doses para todo o público-alvo até o final da campanha de vacinação

Publicada em 21/03/2020, às 19h17 | Atualizada em 21/03/2020, às 20h07

Por Milene Miguel, com edição de Melissa Künsch


  • Saúde e bem-estar

André Sobral
Vacinação Gripe
Vacinação contra a gripe: 124.700 pessoas do público-alvo da campanha em Vitória serão imunizadas

A fim de evitar filas e aglomerações a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) disponibilizou 15 mil doses de vacinas para a primeira etapa da campanha contra Influenza, que é destinada a idosos e trabalhadores da saúde. 

A Semus garante que todas as 124.700 pessoas do público-alvo da campanha em Vitória serão imunizadas. Os idosos e trabalhadores da saúde continuarão recebendo as doses até o dia 22 de maio. Vale ressaltar que as vacinas são distribuídas exclusivamente pelo Ministério da Saúde e a liberação de novas vagas no sistema para o agendamento on-line dependerá da entrega dos novos lotes.

"O sistema foi configurado para que possamos imunizar a todos sem filas, sem aglomerações e em segurança. Até o final da campanha todos serão imunizados", afirma a Secretária de Saúde, Cátia Lisboa

Coronavírus

Diante da pandemia de coronavírus, o Ministério da Saúde antecipou a campanha de vacinação de forma estratégica, a fim de evitar superlotações nas unidades de saúde e pronto atendimentos. A vacinação é contra o vírus da Influenza A e B, e não contra o coronavírus. Ainda não há vacina para prevenir a Covid-19. 

"As pessoas estão se precipitando por acreditar que a vacina de gripe protege contra o coronavírus, mas não protege. O que estamos fazendo é protegendo pessoas saudáveis para que elas não venham a adoecer por outros tipos de gripe, evitando, assim, que elas procurem os serviços de saúde neste momento", conclui a secretária.

Diego Alves
Dia D de Vacinação - campanha nacional de imunização contra a gripe
A vacina contra a gripe é distribuída pelo Ministério da Saúde

Grupos

A partir do dia 16 de abril será incluído no sistema o segundo grupo da campanha, formado por professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Os agendamentos do terceiro grupo, formado por crianças com idade entre 6 meses e menores de 6 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos há até 45 dias), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade, serão disponibilizados a partir do dia 9 de maio.


Voltar ao topo da página