Notícias

GGIM propõe protocolo Copa para a final da Libertadores da América

Publicada em 12/11/2019, às 18h34

Por Melissa Künsch, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Reunião GGIM
Sala de reunião anexa ao gabinete recebeu mais uma reunião do GGIM, na qual foram tratados vários assuntos acerca de segurança na capital (ampliar)

A reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que aconteceu na tarde desta terça-feira (12) no Palácio Municipal, debateu, entre outras ações, um planejamento de segurança e ordem na região do Triângulo das Bermudas para o próximo dia 23, quando acontece a final da Copa Libertadores da América, entre Flamengo e River Plate.

A sugestão é que seja adotado o “protocolo Copa” de integração das secretarias municipais da PMV com a Polícia Militar.

"Precisamos agir com muita antecedência para evitar que aconteça uma situação desordenada na região. As secretarias de Segurança Urbana (Semsu), Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) e  Desenvolvimento da Cidade (Sedec), juntamente com a Polícia Militar, assumem aqui o compromisso de preparar um plano estratégico para garantir a ordem nas ruas do entorno nesse dia", enfatizou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

O secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira, prevê que o volume de pessoas na região será equiparado aos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo.

"Assim como aconteceu na Copa, nós acreditamos que nesse dia haverá uma movimentação acima do razoável no Triângulo das Bermudas. Queremos fazer uma ação preventiva para evitar que haja uma movimentação desordenada", disse Fronzio Calheira.

"Vamos elaborar um plano integrado de ações da Polícia Militar em parceria com a Guarda Municipal e demais secretarias municipais, principalmente as que cumprem ações de fiscalização. Podemos adotar o ‘protocolo Copa’", disse o tenente-coronel Borges, comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar.

Entre as propostas apresentadas, além do uso do efetivo da Guarda Municipal e da Polícia Militar, está a fiscalização de ambulantes na região e o fechamento de ruas.

Bikes compartilhadas

Outro assunto abordado pelo GGIM foi a violação de bicicletas de uso compartilhado e o uso das mesmas para a prática de crimes. A empresa responsável pelo serviço na capital foi chamada para a reunião, porém não enviou representantes. Em reunião anterior, foi cobrado que ela divulgasse para a sociedade um número de telefone para que os munícipes pudessem denunciar as irregularidades.

Segundo a secretária de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Ana Elisa Nahas, a empresa já atendeu a essa solicitação. "Assim que publicarmos um novo decreto, a empresa e a Setran irão realizar campanhas educativas para massificar esse número entre munícipes e usuários das bikes".

"Nós cobramos da empresa a criação desse canal para o qual a população pudesse ligar e denunciar quando avistar bicicletas danificadas, violadas ou abandonadas pela cidade. Essa questão tem demandado muito tanto a Guarda Municipal quanto a Polícia Militar, que, muitas vezes, deixam de atender ocorrências de maior gravidade para averiguar bicicletas danificadas. Hoje essa denúncia é feita via 190 apenas", disse o secretário de Segurança Urbana, Fronzio Calheira.

Ônibus

A questão dos assaltos a ônibus que usam a área do Tancredão como estacionamento também foi pauta durante a reunião. A Prefeitura de Vitória acatou os pedidos da Ceturb e da Polícia Militar para melhorar a estrutura e segurança do local, com presença ostensiva da Guarda Municipal no local.

O prefeito Luciano Rezende também destacou a necessidade de realizar sinalização adequada para que os ônibus não atrapalhem a circulação de pessoas no local.

Anderson Barbosa, representante da Ceturb, apresentou como sugestão que fosse negociado com as empresas que os ônibus que não estivessem em viagem não ficassem parados por longos períodos.

"Muitas vezes, as empresas deixam os ônibus ali inativos por quase duas horas. Esses ônibus poderiam voltar para as garagens, mas, para reduzir custos, ficam estacionados. Isso diminuiria o número de carros parados e também evitaria chamar a atenção de criminosos".

Diego Alves
Reunião GGIM
Secretário Fronzio Calheira destacou que o Cerco Inteligente de Segurança da PMV já ajudou a recuperar 196 veículos (ampliar)

Indicadores

O secretário de Segurança Urbana, Fronzio Calheira, também apresentou indicadores de ocorrências de crimes em Vitória. Como aconteceu em todos os meses deste ano, a capital registrou queda no número de furtos e roubos de veículos: de janeiro a outubro de 2019, foram 563 registros, contra 830 do mesmo período em 2018. Isso representa uma queda de 32% nesse tipo de crime.

Calheira apresentou também o número mais recente de veículos recuperados com a ajuda do Cerco Inteligente de Segurança. Desde abril do ano passado, já foram recuperados 196 veículos. 

Em relação aos crimes contra o patrimônio, a Semsu também registrou queda. Entre janeiro e outubro de 2019 foram 3.980 crimes do tipo e, em 2018, 4.240, o que representa uma queda de 6%.


Voltar ao topo da página