Notícias

Gabinete de Gestão Integrada apresenta balanço da Guarda em 2019

Publicada em 10/01/2020, às 16h37 | Atualizada em 10/01/2020, às 17h34

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Josué de Oliveira


  • Paz, justiça e instituições eficazes

Carlos Antolini
Reunião GGIM
Um dos pontos altos, demonstrados pelos números, foi o sucesso da implantação do Cerco Inteligente (ampliar)

Na primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) de 2020, que aconteceu nesta semana, na Prefeitura de Vitória, a Guarda Civil Municipal apresentou um resumo das ações realizadas ao longo do ano para garantir a ordem na capital.

A atuação, marcada por diversas frentes, mostrou o caráter amplo da Guarda Municipal, que atua desde a conscientização, preventivo e auxiliando a Polícia Militar na abordagem a carros roubados e na identificação de veículos clonados. Ao todo, a Guarda Municipal atuou em 26.501 atendimentos diversos em 2019.

Um dos pontos altos, demonstrados pelos números, foi o sucesso da implantação do Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória, uma ferramenta que auxilia na identificação de potenciais suspeitos que adentram a capital.

A Polícia Militar elogiou a consolidação da Guarda Municipal de Vitória que criou um mecanismo de atuação no modelo de guarda comunitária, complementando o papel de outras forças de segurança que atuam no capital.

“Esse é o caminho. A Guarda tem que atuar na prevenção. Aqui em Vitória funciona muito bem”, afirmou o Major Alves Christ, que ainda parabenizou a Guarda por ser a única do Estado que possui academia de formação instituída, contribuindo na formação dos agentes de outros municípios, como Viana e Serra.

Atuação conjunta

O Secretário de Segurança Urbana (Semsu), Fronzio Calheira Mota, ressaltou que a atuação conjunta de diversas forças de segurança em Vitória tem trazido resultados positivos para a capital. “Gostaria de agradecer a todos os órgãos por essa parceria no Comitê. É a soma dessas forças que faz esta política ser tão efetiva”, destacou.

Desde 2016, a Guarda Municipal de Vitória é regida por um integrante do quadro de carreira, Edvandro Sipolatti Esguersoni. A mudança veio com a lei 13.022/2014, o marco regulatório das Guardas Municipais.

GGIM

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) reúne autoridades e representantes da Prefeitura, do Governo do Estado, do Ministério Público e do Judiciário para discutir ações visando à segurança e à ordem pública na capital.

Foram 112 ações do Comitê de Manutenção da Ordem Pública, sendo 7 em ferros velhos, 25 na Ilha do Boi, 4 no Triângulo, 41 na Rua da Lama, 18 atendimentos por denúncias no 156. A ação do Comitê impediu 17 eventos não autorizados e mandelas.

Gerência de Formação e Atenção Psicossocial

Em 2019, a Gerência de Formação e Atenção Psicossocial realizou ao todo 234 ações, atingindo um público de 20.370 pessoas. Foram 43 apresentações de teatro de bonecos para 4.200 pessoas. Houve ainda a execução de 26 apresentações para 820 pessoas.

A Gerência realizou ainda 13 palestras para 740 pessoas, 24 ações em parques e feiras atingindo mais de 3.085 pessoas. Uma destas ações é o “Anjos da Guarda”, que envolve a conscientização para a travessia na faixa de pedestre, em que crianças, vestidas de anjo, orientam as pessoas a realizarem a travessia mais segura.

Além disso, foram 66 intervenções urbanas atingindo um público de 6.870 pessoas. A Guarda Municipal realizou ainda quatro capacitações em 2019 para 417 agentes.

Central Integrada de Operações e Monitoramento

O Cerco Inteligente da Prefeitura de Vitória foi um dos pontos altos da apresentação. Somente em 2019, foram 140 veículos recuperados com a ajuda da tecnologia, somando 229 automóveis desde abril de 2018, mês em que o sistema foi implantado. O Cerco Inteligente ainda contribuiu para realizar 215 abordagens e/ou conduções no último ano.

A Gerente da Central Integrada de Operações e Monitoramento, Joaciara Rosa Sacramento Bueno, destacou que, após a instalação do Cerco Inteligente, todos os veículos com restrição que tentaram adentrar a capital foram recuperados.

As abordagens pelo Cerco Inteligente foram realizadas 51% pela Guarda Municipal de Vitória, 43% pela Polícia Militar, 4% pela Polícia Civil e 2% pela Polícia Militar com o Samu. Ao todo, foram 4.693 ocorrências. Além das abordagens a veículos realizadas, o Cerco Inteligente contribuiu ainda para localizar duas pessoas desaparecidas, um suspeito de homicídio, realizar 10 intervenções diretas a associações criminosas e localizar 14 veículos clonados.

 Gerência de Operações e Fiscalização de Trânsito

Em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), foram realizadas 226 ações de combate ao transporte clandestino em Vitória. Além disso, houve 1.016 visitas a veículos abandonados, gerando 693 autos de constatações e, consequentemente, a retirada de 509 veículos pelos proprietários e a remoção de cinco deles por outra secretaria.

Foram 43.629 autos de infrações de trânsito ao longo de 2019, sendo que 7.024 é por estacionamento em local e/ou horário proibidos pela sinalização; 5.018 por estacionar em desacordo com o estacionamento rotativo; 4.143 por dirigir veículo manuseando celular; 3.031 por transitar com veículo na faixa de circulação exclusiva e 3.007 por avançar o sinal vermelho. 

Gerência de Proteção Comunitária

A Gerência de Proteção Comunitária fez 18 apreensões de arma de fogo ou simulacros, 4.730 patrulhamentos escolares, na entrada ou saída das aulas. Realizou um total de 1.729 apreensões de entorpecentes, entre outras ações.


Voltar ao topo da página