Notícias

Fórum de Avaliação da Educação Municipal de Vitória acontece neste sábado

Publicada em 07/11/2019, às 17h51 | Atualizada em 08/11/2019, às 13h11

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Flávio Almeida
Assinatura da ordem de serviço que dará inicio às obras de reforma da emef Vercenílio da Silva Pascoal
Objetivo do evento é avaliar os processos de ensino e aprendizagem no sistema municipal de ensino (ampliar)

Neste sábado (9), o Conselho Municipal de Educação (Comev) promove o V Fórum de Avaliação da Educação Municipal de Vitória, das 8 às 17 horas, na Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde Professora Ângela Maria Campos da Silva (Etsus), localizada na Ilha de Santa Maria.

O objetivo é avaliar os processos de ensino e aprendizagem no sistema municipal de ensino, bem como os processos de gestão em todas as suas dimensões, nas etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental, incluindo as modalidades de Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Professores, estudantes e profissionais das diversas áreas da Educação participam do evento. Quem também tiver interesse em participar pode se inscrever por meio do link disponível no site www.comev-es.com.br.

Grupos temáticos

Cada participante integrará um dos Grupos de Trabalho, de acordo com a opção feita na inscrição, organizados em seis temas.

  • GT 1 – Gestão Democrática
  • GT 2 – Currículo, Práticas Pedagógicas, Avaliação e Interações
  • GT 3 – Ambiente Educativo – Espaço físico, Mobiliário, Equipamentos e Materiais
  • GT 4 – Condições de Acesso e Permanência
  • GT 5 – Formação e Condições de Trabalho dos(das) Professores(as) e Profissionais da Educação
  • GT 6 - “Diálogo com as Crianças e Estudantes”, em que as crianças da Educação Infantil e estudantes do Ensino Fundamental poderão expressar os seus posicionamentos sobre a educação vivenciada.

Decisões assertivas

"As análises e discussões das questões trabalhadas em cada grupo serão apresentadas e debatidas em plenária, cujos dados serão posteriormente sistematizados para fundamentar as tomadas de decisões de forma mais assertiva, tanto no âmbito das escolas, quanto da Secretaria de Educação e do Conselho Municipal de Educação", explica Karla Veruska, do Comev.

Essa sistematização fornecerá subsídios para a elaboração e atualização de políticas públicas para o sistema municipal de ensino de Vitória.

“O Fórum Municipal ocorre anualmente, por meio de adesão dos representantes de cada segmento, além dos gestores das unidades de ensino e do órgão central. Objetiva, de forma coletiva, tratar da avaliação da Educação municipal a partir dos diversos olhares que compõem o sistema de ensino", completa Karla.

Para mais informações sobre o V Fórum de Avaliação da Educação Municipal de Vitória, basta entrar em contato pelo telefone (27) 3135-1053.


Voltar ao topo da página