Notícias
Foragido há sete anos é preso pela Guarda de Vitória na Praia do Canto
Publicada em 09/05/2025, às 18h00 | Atualizada em 12/05/2025, às 09h18
Por Glacieri Carraretto (gcpereiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Um foragido da Justiça por sete anos foi preso pela Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), na tarde desta sexta-feira (8), na Praia do Canto. O indivíduo, de 28 anos, foi abordado quando seguia do trabalho para casa.
O preso já é réu pelo crime de tráfico de drogas e possui um mandado de prisão em aberto desde 2018. "Com ajuda da Gerência de Inteligência e da Central de Monitoramento, conseguimos atuar de forma rápida e precisa. Ele foi abordado quando seguia do trabalho para casa, segundo descreveu. Não esboçou qualquer reação", pontuou o inspetor Vasconcelos, da Equipe 12h.
A acusação é de 2015, quando o indivíduo foi detido em flagrante por tráfico de drogas na capital capixaba. Com ele, policiais militares apreenderam 62 pedras de crack. No dia seguinte, ao passar pela audiência de custódia, foi liberado para responder o processo em liberdade.
Menos de um ano depois, o suspeito foi novamente detido. Dessa vez, pelo crime de posse ilegal de arma de fogo e por posse de entorpecente.
O detido foi levado para a Delegacia Regional de Vitória onde foi entregue à autoridade competente.
Prisões
Para a comandante da Guarda de Vitória, Dayse Barbosa, a prisão reforça o papel estratégico da instituição no apoio às forças de segurança estaduais. "A atuação proativa das nossas equipes, aliada ao uso da tecnologia e à capacitação constante, tem resultado em ações eficazes como essa. A retirada de um foragido de circulação é uma vitória para a segurança da nossa cidade", destacou.
Somente este ano, foram 153 detenções realizadas pela Guarda de Vitória. Parte desses números se devem a três pilares que funcionam de forma integrada: capacitação de equipes operacionais, atuação orientada por Inteligência e a tecnologia, sendo representada pela Central de Monitoramento da Guarda de Vitória.