Notícias

Fiscalização da Semmam apreende, em dois dias, 980 metros de rede ilegal

Publicada em 03/04/2020, às 14h49

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


  • Vida na água

Divulgação Semmam
Apreensão de redes de pesca ilegal
Operação naútica resultou na apreensão de redes de pesca ilegal na baía de Vitória (ampliar)

Uma operação náutica dos fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), em parceria com a Guarda Municipal e a Capitania dos Portos, resultou na apreensão de 580 metros de redes de espera, na noite desta última quinta-feira (2).

Já na noite de quarta (1°) a fiscalização da Semmam, em ação conjunta com a Polícia Ambiental, apreendeu uma rede de espera de 400 metros na Área de Proteção Ambiental (APA) Baía das Tartarugas.

Segundo a gerente de Fiscalização, Priscila Ligia Alvarino, na ação desta última quinta (2), foram aplicados autos de apreensão e infração. "Uma rede de 180 metros estava na Área de Proteção Ambiental (APA) Baía das Tartarugas (Curva da Jurema) e a outra, de 400 metros, estava no canal principal da Baía de Vitória, na margem do manguezal da Estação Ecológica Municipal Ilha do Lameirão (EEMIL)".

Pesca ilegal

Priscila informa que o artigo 1° da lei municipal nº 9.077/17 proíbe pesca utilizando qualquer tipo de rede, seja de espera, de cerco, de emalhe ou de arrasto de fundo, na Baía de Vitória, na Baía do Espírito Santo, nas Unidades de Conservação e nos canais de navegação.

Gecopi

A equipe de Fiscalização Ambiental da Semmam faz parte do Grupo Especial de Combate à Pesca Ilegal (Gecopi), cujas ações são realizadas em horários e locais alternados. Esse grupo é formado também por Polícia Ambiental, Guarda Municipal, Polícia Federal, Delegacia de Crimes Ambientais, Ibama e Capitania dos Portos.


Voltar ao topo da página