Notícias

Fiscais recuperam 332 caranguejos uças capturados no período de andada

Publicada em 15/01/2020, às 16h56

Por Regina Freitas, com edição de Josué de Oliveira


  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Vida na água

Divulgação Semmam
caranguejo
Os caranguejos encontrados foram devolvidos ao mangue

Os agentes de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam), em uma operação náutica da Andada do Caranguejo Uçá, apreenderam no final da tarde de terça-feira (14) cinco sacos de caranguejos uçás, com 332 crustáceos, que estavam sendo retirados ilegalmente do mangue na Estação Ecológica Municipal Ilha do Lameirão (EEMMIL).

O responsável pela fiscalização da Semmam, Alexsandro Amaral, contou que os caranguejos foram devolvidos ao mangue, mas não foi possível identificar os catadores, para que pudessem ser encaminhados a Delegacia de Crime Ambiental.

“Soltamos os caranguejos em seu habitat natural e realizamos a biometria - tamanho da carapaça , quantidade , sexo”, informou Amaral. Os agentes continuarão na fiscalização da Andada, nesta quarta-feira (15), último dia do primeiro período da Andada do Caranguejo Uçá, que começou no dia 10 de janeiro.O segundo período da Andada será de de 09 a 13 de fevereiro, o terceiro período de 9 a 14 de março e o último de 07 a 12 de abril.

Andada

A Andada é o período reprodutivo em que os caranguejos machos e fêmeas saem das suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal, para acasalamento e liberação de ovos.

A fiscalização da Semmam está sendo realizada em mangues, por terra e por água e em pontos de vendas, comércios e até nas redes sociais, que avisam estar vendendo esse crustáceo.

Multa

Para quem for pego fazendo a cata do caranguejo uçá nos períodos da Andada, receberá uma multa de R$ 700, podendo chegar até R$ 100 mil. Durante a Andada do Caranguejo Uçá é proibida a captura, manutenção em cativeiro, transporte, beneficiamento, industrialização, armazenamento e a comercialização. Também, não poderão ser vendidos as partes isoladas do crustáceo, como quelas, pinças, garras ou desfiado durante os dias da Andada, proveniente de qualquer origem.


Voltar ao topo da página