Notícias

Fiscais da Semmam e Polícia Federal apreendem rede e resgatam tartaruga

Publicada em 18/09/2019, às 18h37 | Atualizada em 19/09/2019, às 13h06

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Apreensão de tartaruga
Tartaruga foi recuperada pelos fiscais e será tratada no Tamar Vitória (ampliar)

Fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e a Polícia Federal resgataram, nesta última terça (17), uma tartaruga que estava presa em uma rede de pesca no final da praia de Camburi. Ela foi encaminhada para cuidados dos veterinários do Projeto Tamar Vitória, na Enseada do Suá.

Segundo a gerente de Fiscalização Ambiental da Semmam, Priscila Ligia Alvarino, foi apreendida uma rede de espera de 60 metros nas proximidades de Camburi, mas o pescador não foi localizado.

O artigo 1º da lei 9.077/17 proíbe a pesca utilizando qualquer tipo de rede, como de emalhe, de espera de cerco ou de arrasto. A multa varia entre R$700,00 a R$ 100 mil.

Gecopi

Essa ação faz parte do cerco e das ações de prevenção e combate à pesca predatória na baía de Vitória do Grupo de Combate à Pesca Ilegal (Gecopi).

O Gecopi é formado pela fiscalização da Semmam, Polícia Ambiental, Polícia Federal, Delegacia de Crimes Ambientais, Ibama e Capitania dos Portos em casos de pesca predatória e andada de caranguejos.

O secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, afirma que a fiscalização da Semmam está sendo implacável no cumprimento da legislação e os infratores serão penalizados com os rigores da lei.


Voltar ao topo da página