Notícias

Famílias da capital recebem suas moradias no Residencial Consolação no sábado

Publicada em 28/06/2022, às 12h25 | Atualizada em 28/06/2022, às 13h28

Por Felipe Mansur, com edição de Andreza Lopes


  • Cidades e comunidades sustentáveis

Felipe Mansur
Família Pereira reunida
A família Pereira aguarda com entusiasmo o recebimento das chaves de sua nova moradia no Residencial Consolação. (ampliar)

O ano de 2012 mudou a vida de Silvana, o esposo, Carlos, e os quatro filhos. A casa da família, no bairro Da Penha, com rachaduras no teto e a escada quebrada em três pontos, precisou ser interditada pela Defesa Civil. Começava, então, o tempo da espera da família Pereira, que chega ao fim no próximo sábado, dia 02 de julho de 2022. A família é uma das 48 que vão receber seus apartamentos no Residencial Consolação, no bairro Consolação, que será entregue pela Prefeitura de Vitória.

Agora, com o cantinho próprio, a família pode olhar para um novo horizonte. Silvana lembra que, depois que saiu de sua casa, a família morou em uma outra residência no bairro Da Penha, e também no bairro Santa Martha e no Atlântica Ville. Hoje, eles residem em Itararé.

Silvana produz e vende trufas, enquanto Carlos faz trabalhos sem vínculo formal para garantir uma renda. Na feira de Itararé, além de comercializar seus produtos, ela faz um trabalho social muito especial de recolher e doar alimentos. Silvana consegue as referências de famílias que precisam também na igreja que frequenta, a Operando Deus. Toda quarta-feira, ao fim da feira, ela sai com o carrinho cheio de doações.

Felipe Mansur
Ana Paula e Silvana
Ana Paula e Silvana serão vizinhas no Residencial Consolação. (ampliar)

 "Eu distribuo para as pessoas que precisam. Eu sempre digo que Deus tem um propósito para tudo em nossas vidas. Quando eu e meu esposo passamos por dificuldades, muitas pessoas vieram nos ajudar. Agora, é a nossa vez de ajudar", conta com um sorriso Silva. Mesmo agora, mudando para Consolação, ela manterá seu trabalho social.

O apartamento 405 do Residencial, localizado na rua Aurora Maria Zanoti Fanti, s/nº, será o novo lar de Silvana Carlos e dois dos seus filhos, João e Maria. Além de moradora, Silvana foi eleita síndica do Residencial e está se preparando para exercer sua nova função. "É uma experiência nova para mim, mas estou muito feliz". Foi no tempo de espera da casa própria que Silvana se aproximou de Ana Paula, que agora será sua vizinha.

Fim da espera de 15 anos e a casa própria

"Eu já rodei Vitória inteira...eu já morei em Itararé, Resistência, São Pedro, Santo Antônio, Jucutuquara, Forte São João..." Ana Paula Coelho da Silva relembra sua vida nos últimos 15 anos, desde que sua casa, no bairro São Benedito, foi condenada, em 2007. "Ter o lugar próprio é outra coisa! ", resume. Ana Paula Coelho da Silva, que conhecia a Silvana de vista, vai morar no apartamento 704 do Residencial Consolação e exercer a função de conselheira no condomínio.

Jansen Lube
Visita Técnica ao Residencial Consolação
Residencial Consolação (ampliar)

Residencial com sistema de reaproveitamento de águas de chuvas e energia solar

O Residencial Consolação, que beneficiará 48 famílias que viviam em situação de risco geológico ou área de proteção ambiental nos seus imóveis de origem tem 8 pavimentos e conta com sistema para captura e reaproveitamento de águas de chuvas e energia solar fotovoltaica. As unidades habitacionais serão de dois ou três quartos, em áreas de 56,21m², 51,15m² e 74,10m². O residencial, que contará com elevadores, possui apartamentos adaptados, em um investimento de cerca de R$ 8 milhões.

A entrega do Residencial Consolação será no próximo sábado (02), às 8h. O número de residências entregues em Vitória desde o início da atual gestão da cidade vai subir para 124, com as 48 unidades do Residencial Consolação.


Voltar ao topo da página