Notícias

Falta de chuva: lagos da capital são abastecidos

Publicada em 08/11/2019, às 13h27 | Atualizada em 08/11/2019, às 13h35

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Regina Freitas


Divulgação Semmam
Abastecimento de lago do Parque Pedra da Cebola
Carros-pipa fizeram o abastecimento de água do lago do Parque Pedra da Cebola (ampliar)

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) realiza nesta sexta-feira (8) o abastecimento de água na lagoa da Ilha do Frade. Nessa ação, 16 carros-pipa serão utilizados para encher o local.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, a escassez de chuva e as altas temperaturas estão ocasionando a redução do nível de água no lago, tornando necessária e urgente a intervenção para evitar os efeitos da seca.

Devido à redução do índice pluviométrico na capital (redução da quantidade de chuva por metro quadrado), entra menos água no solo e escoa pouca água para a nascente que abastece o lago, o que pode comprometer a qualidade ambiental do local e, especialmente, prejudicar a fauna.

Além do lago da Ilha do Frade, a Semmam também efetuou o abastecimento emergencial de água do lago do Parque Pedra da Cebola, visando atenuar os efeitos da falta de chuva.

Como os impactos da escassez de água estão afetando sensivelmente o volume desses lagos, a Semmamcontinuará efetuando o monitoramento desses corpos hídricos para avaliar possíveis intervenções futuras se a falta de chuva persistir na cidade.


Voltar ao topo da página