Notícias

Expectativa toma conta de novos profissionais no Programa de Residência Médica

Publicada em 05/03/2021, às 16h42 | Atualizada em 08/03/2021, às 17h36

Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Jucilene Borges


  • Saúde e bem-estar

André Sobral
Acolhimento Residentes
Encontro na Etsus marcou o início das atividades dos Programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade e Multiprofissional de Vitória (ampliar)
André Sobral
Acolhimento Residentes
Secretária de Saúde, Thais Cohen, acompanhada de diretores de unidades de saúde e outros gestores, recepcionou os novos residentes (ampliar)

A expectativa é grande entre novos médicos e profissionais de saúde que participarão dos Programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade e Multiprofissional no município de Vitória.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (Etsus) realizou, na última quinta-feira (4), um encontro que marcou o início das atividades. Ao todo, 19 residentes vão atuar na equipe multiprofissional de Saúde da Família. 

"A Residência Médica é tida como o carro-chefe de qualidade do ensino médico. Quando se trata da educação de adultos, o ensino pelo trabalho é o método de maior resultado no ganho de conhecimento e habilidade. Contamos com vocês para vestir essa camisa, isso é o que temos trabalhado junto a todos os profissionais da rede municipal de saúde. A Secretaria possui uma estrutura de referência e disponível a  todos. Desejamos um ótimo início de atividades. Sejam todos bem-vindos!", disse a secretária de Saúde, Thais Cohen.

Participaram do encontro os diretores de unidades de saúde de Vitória, gerentes, preceptores, representantes de área técnica, residentes, supervisores e coordenadores dos Programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Prefeitura de Vitória, Ufes e Emescam e da Residência Multiprofissional do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPI).

Expectativa

Para Vinicius Paris Senatore, residente R1 de Medicina de Família e Comunidade, a expectativa é conseguir fazer uma atenção integral e ampla na região. "Quero muito aprender sobre essa área da Medicina da Família, como cuidar do paciente, e não da doença, junto à sua família. Como médico da família, tenho mais tempo para olhar o paciente e também para fazer uma junção com as outras áreas da saúde, tanto psicólogo, agente de saúde, técnico de enfermagem, enfermeiro, entre outros".

A residente Camila Figueiredo, que é nutricionista, disse que a atuação vai ajudar muito a população. "Esse curso vai agregar muito no nosso conhecimento, mas também nós vamos poder contribuir para a saúde da população e ajudar a ampliar o acesso na atenção básica".

André Sobral
Acolhimento Residentes
"Quero muito aprender sobre essa área da Medicina da Família", disse Vinicius Paris (ampliar)
André Sobral
Acolhimento Residentes
"Esse curso vai agregar muito no nosso conhecimento", destacou Camila Figueiredo (ampliar)

Para o preceptor da Residência de Medicina de Família e Comunidade da unidade de saúde de São Cristóvão, Leonardo da Pas Scardua, a expectativa é muito boa. "Já é o segundo ano que a gente está com esse projeto, e a gente espera melhorar o que já temos feito".

Curso

A Prefeitura de Vitória implantou a Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade de Vitoria em 2020.

A gestão das residências em saúde no município é feita de forma compartilhada entre a Etsus-Vitória e as instituições de ensino e formadoras parceiras. 

As atividades ocorrem nas unidades de saúde com Estratégia Saúde da Família (ESF), ambulatórios de especialidades, Pronto-Atendimento (PA), áreas de gestão e em outros serviços da rede municipal de saúde. O município possui uma rede de saúde com serviços bem estruturados e rede informatizada de prontuário eletrônico.

No Estado, poucos municípios trabalham com essa proposta, sendo uma tendência importante para o tripé "ensino, gestão e atenção no SUS".

A Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade e Multiprofissional propicia aos residentes uma formação qualificada com capacidade de abordar as condições de saúde mais prevalentes na população em todos os ciclos de vida, de forma resolutiva.

André Sobral
Acolhimento Residentes
"Já é o segundo ano que a gente está com esse projeto, e a gente espera melhorar o que já temos feito", disse preceptor Leonardo da Pas (ampliar)
André Sobral
Acolhimento Residentes
"Valorizem a estrutura que vocês vão ter, pois Vitória é reconhecida como serviço de saúde que tem muitos recursos", disse Thais Cohen (ampliar)

Voltar ao topo da página