Notícias

Estudo mostra que principais criadouros do Aedes aegypti estão em residências

Publicada em 06/01/2022, às 11h40 | Atualizada em 06/01/2022, às 11h42

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Elizabeth Nader
agentes de combate à dengue

Verão é tempo de chuvas e calor, situação ideal para a proliferação dos mosquitos Aedes aegypti, vetor que transmite os vírus da dengue, Zika e chikungunya.

Segundo os últimos monitoramentos sobre o Aedes, a maioria dos criadouros desse mosquito está no interior nas residências, em ralos de banheiro abertos, calhas, pratos em vasos de plantas e caixas ou tonéis de água destampados.

“Esses dados mostram a importância da população no combate ao mosquito e aos vírus, especialmente na fase em que o inseto ainda é adulto”, afirma a diretora do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental, Clara Scarpati.

Ações

Para enfrentar o mosquito e diminuir a incidência dessas doenças, a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) mantém o serviço de fumacê, permanentemente, em várias regiões da capital, além de realizar centenas de visitas domiciliares com os agentes de combate às endemias.

Por conta da pandemia, a maioria das visitas domiciliares dos agentes de combate às endemias, que ultrapassarão a marca de mais de 60 mil, foi feita na parte externa dos imóveis.

Em novembro, após a nova recomendação do Ministério da Saúde, as equipes voltaram a realizar as visitas no interior dos imóveis, vistoriando quase 25 mil imóveis e terrenos baldios.

A Semus ressalta que os munícipes podem agendar uma visita do agente em dia e horário predeterminado por meio do 156.

Até a primeira quinzena de dezembro de 2021 a Semus havia confirmado 755 casos de dengue, 389 de chikungunya e 35 de Zika.

Prevenção

A principal forma de combater os vírus da dengue, Zika e chikungunya é por meio do combate ao mosquito. Desta forma, a eliminação dos focos do Aedes aegypti é a maneira mais eficaz de prevenir o problema.

Para ajudar nessa tarefa, a população pode utilizar um checklist  para conferir semanalmente se sua residência está livre do mosquito.


Voltar ao topo da página