Notícias

Estudantes leitores recebem certificado na Emef Alberto de Almeida

Publicada em 02/12/2022, às 11h50

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Brunella França
Leitores do Ano - Emef AA
Leitores do Ano - Emef Alberto de Almeida. (ampliar)
Brunella França
Leitores do Ano - Emef AA
Leitores do Ano - Emef Alberto de Almeida. (ampliar)

Fazer com que os estudantes do 1º ao 9º ano tomassem gosto pela leitura; promover a participação e o senso crítico, além de aumentar a frequência à biblioteca. Esses foram alguns objetivos do projeto "Uma viagem pelo mundo Literário", da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alberto de Almeida, em Santo Antônio, desenvolvido pelo bibliotecário Fabio Paes, com apoio do diretor Melquisedeque de Ávila, equipe pedagógica e professores.

Nesta sexta-feira (02), os estudantes do turno matutino de cada turma que se destacaram com o maior número de empréstimos e envolvimento com a leitura receberam o certificado de "Leitor do Ano", além de um kit com materiais escolares. A premiação do turno vespertino está marcada para o próximo dia 06.

Os leitores do ano foram:

  • Miguel Fiorentini Dalarme, 1º ano A
  • Laura Santana Mariani, 2º ano A
  • Ana Clara Mendes Coelho, 3º ano A
  • Ana Luiza Siqueira, 4º ano A
  • Ítalo Ferreira Scárdua, 4º ano B
  • Júllia Oliveira Souza, 5º ano A
  • Ryan Carlos Queiroz de Oliveira, 5º ano B
  • Maria Clara Rodrigues Borges, 6º ano A
  • Jamilly Bolzan dos Santos, 7º ano A
  • Sara Genier Luft Loreti de Souza, 8º ano A
  • Beatriz Alves Dias, 8º ano B
  • Maria Eduarda Miotto Ramos, 9º ano A
  • Nicolly Coutinho Corrêa, 9º ano B

"Foi muito legal. Eu comecei a ler mais depois do projeto e eu gostei de todos os livros que eu li", afirmou a estudante Laura Mariani.

Para o próximo ano, o estudante Ítalo Scárdua está ansioso para ler mais. "Eu gostei muito pelo fato de ser bem legal. E estou dividindo meu prêmio com outras pessoas. O melhor é que eu posso aumentar cada vez mais o meu gosto pela leitura, ano que vem terá de novo", disse.

Surpresa com a conquista, a estudante Nicolly Corrêa está no último ano do Ensino Fundamental e acredita que o novo hábito da leitura a ajudará no próximo ano, no Ensino Médio. "Eu gostei muito, antes de participar desse projeto, nunca tinha gostado de ler assim, comecei a gostar mais de ler. Fiquei muito surpresa. As atividades me motivaram a ler. E vou continuar lendo, sei que vai fazer diferença pra mim", destacou.

Como foi o projeto

Envolvendo os 644 estudantes matriculados na unidade de ensino, foram desenvolvidas atividades como momento literário com presença de autora capixaba na escola; contação de história pelo bibliotecário; roda de leitura na biblioteca; empréstimo de livros com apresentação para o bibliotecário e professor sobre a obra lida; além de uma gincana Literária, em que o bibliotecário e o professor dividiam as turmas em dois grupos e faziam perguntas sobre autores e livros. O grupo que acertasse mais perguntas, vencia a gincana.

"É um trabalho maravilhoso desenvolvido pela equipe da escola. O bibliotecário Fabio teve a iniciativa e envolveu toda a equipe, toda a escola. É com muito orgulho que entregamos esses certificados aos nossos estudantes hoje", ressaltou o diretor da unidade de ensino, Melquisedeque de Ávila

Com início em março e término em novembro deste ano, foram trabalhadas datas comemorativas, autores capixabas e nacionais, clássicos da literatura e também literatura geral, sempre fazendo com que, após a leitura, o estudante pudesse expressar sua opinião sobre a leitura do livro.

"Através de projetos de leitura como esse é que vemos que, se trabalharmos em equipe, é possível sim incentivar o gosto pela leitura. É claro que é um longo trabalho, mas é gratificante vermos os estudantes procurando a biblioteca e desejando fazer parte do projeto. E além de se envolverem com o mundo da literatura, eles passam a ter um senso crítico, passando a ter a sua própria opinião sobre a leitura e sobre o mundo como um todo", destacou o bibliotecário e idealizador do projeto, Fabio Paes.

Quem também comemorou o projeto foi a professora Paula Madeira, do 1º ano, que teve um estudante premiado. "Além do meu aluno do 1º ano A, tem mais dois que já passaram por mim entre os leitores do ano, a Ana Clara e o Ítalo. Fico muito feliz de ver que eles estão seguindo como leitores. Que seja um estímulo para todos os estudantes. Ler abre a nossa mente, que vocês sigam sendo bons leitores", disse.

Objetivo alcançado

Na avaliação dele, por meio de "Uma viagem pelo mundo Literário", muitos estudantes que iniciaram o ano timidamente na leitura, muitos envergonhados em expressar suas ideias, já desde a metade do ano para frente até ficavam disputando quem queria falar, apresentar o livro lido. Em algumas turmas, foi necessário até sortear quem faria a apresentação de tantos estudantes inscritos.

"Os resultados foram os melhores possíveis, pois como já disse, chegamos a um ponto no qual todos estudantes se envolveram e queriam participar do projeto. E agora como já estamos no final do ano e devido a isso encerramos o empréstimo de livros, eles chegam à biblioteca me cobrando, 'poxa tio, não podemos pegar mais livro este ano não? Eu queria tanto pegar livro tal para ler'. Aí parabenizo eles pelo desejo da leitura e explico que ano que vem eles vão poder pegar o livro para ler. Então podemos concluir que nossos objetivos foram alcançados", afirmou.

Brunella França
Leitores do Ano - Emef AA
Leitores do Ano - Emef Alberto de Almeida. (ampliar)
Brunella França
Leitores do Ano - Emef AA
Leitores do Ano - Emef Alberto de Almeida. (ampliar)

Voltar ao topo da página