Notícias

Estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental estão de volta às salas de aula

Publicada em 10/05/2021, às 17h09

Por Brunella França, com edição de Matheus Thebaldi


  • Educação de qualidade

Brunella França
Emef Irmã Jacinta no retorno às aulas
Prefeito Lorenzo Pazolini e secretária Juliana Rohsner deram boas-vindas aos estudantes
Brunella França
Emef Irmã Jacinta no retorno às aulas
Higienização constante das mãos foi um dos pontos principais reforçados na volta às aulas

De mãos dadas com a mãe ou o pai, alguns ainda tímidos, e com máscaras de super-heróis, personagens de desenhos ou coloridas, os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental matriculados na rede de ensino de Vitória retornaram nesta segunda-feira (10) às salas de aula.

"Estivemos, com equipes da Seme, acompanhando o retorno presencial às escolas, que ocorreu de maneira muito tranquila. As famílias estão retornando com nossos estudantes e acreditamos que, ao longo desta semana, a adesão aumentará ainda mais", destacou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.

Ao todo, Vitória tem 14.853 estudantes matriculados nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Desses, as famílias de 8.418 se manifestaram, em consulta realizada no mês de março, pelo retorno presencial às salas de aula.

Organização em cores

O retorno é facultativo e com revezamento semanal. Por isso, as turmas são divididas em dois grupos, o azul e o laranja. Com o retorno, nesta semana, do grupo azul, os estudantes do grupo laranja estão em casa. Na semana que vem, haverá a inversão.

A divisão das turmas foi feita desde março. Os estudantes e as famílias já sabem em qual grupo a criança está inserida.

Para as famílias que optarem em manter os alunos em casa, as atividades pelo ensino remoto emergencial continuam, seja por meio dos roteiros de estudo impressos, retirados nas unidades de ensino, ou ainda acessando a plataforma AprendeVix, com atividades, conteúdo e interação dos estudantes com o professor na sala de aula virtual.

As equipes das unidades de ensino estão empenhadas em manter o vínculo com esses estudantes, por isso, o contato e o atendimento às turmas têm sido feitos por meio de chamadas de vídeo, ligação telefônica, encontros virtuais e aulas no Google Meet, atendimentos por grupos de WhatsApp, entre outros recursos.

Educação Infantil

As crianças dos grupos 5 e 6 dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) retornam às salas de aula no dia 17. Para elas não haverá revezamento. As turmas serão divididas nas salas dos Cmei para manter o distanciamento, por uma necessidade de adaptação à escola para as crianças dessa idade.

Por isso, por enquanto, as crianças dos grupos 1, 2, 3 e 4 não retornam presencialmente.

Anos finais e EJA

No momento, estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) não serão atendidos na modalidade de ensino presencial.

Obras

Três unidades de ensino não retornam ainda presencialmente porque estão passando por reformas. São as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Marechal Mascarenhas de Moraes (Maria Ortiz) e aProfessor Vercenílio da Silva Pascoal (Joana D’Arc) e o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Valdivia da Penha Antunes Rodrigues (Santos Dumont).

Veja como fica o retorno presencial

  • 10 de maio: estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (grupo azul);
  • 17 de maio: estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (grupo laranja);
  • 17 de maio: crianças dos grupos 5 e 6 da Educação Infantil. Nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) não haverá revezamento entre as crianças.

Voltar ao topo da página