Notícias

Equipes da Prefeitura e moradores se unem no combate à dengue em Nova Palestina

Publicada em 04/01/2020, às 18h54 | Atualizada em 04/01/2020, às 19h35

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Edlamara Conti


  • Saúde e bem-estar
  • Cidades e comunidades sustentáveis

Divulgação Semus
moradores e servidores da saúde e da Central de Serviços participam de mutirão contra a dengue em nova palestina
Equipes da Saúde e Serviços de Vitória no combate à dengue.

Este sábado (04) foi de trabalho intenso para equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), da Central de Serviços de Vitoria e dos moradores de Nova Palestina. Várias pessoas participaram da ação de mobilização contra a dengue, que resultou na identificação e eliminação de focos do Aedes aegypti em 38 imóveis, além da eliminação e tratamento de mais de 600 potenciais criadouros do mosquito, como tonéis, pneus, garrafas e caixas d'água.

Voluntários e técnicos visitaram 446 imóveis, inspecionaram 1.274 depósitos de água (possíveis criadores de mosquito) realizando o tratamento de 368 deles e eliminando outros 252 e, ainda, protegeram com telas 21 caixas d'água.

Mobilização

A mobilização foi iniciada às 8h, quando as equipes percorreram as ruas Jonael Sócrates, Mirandante, Antario Alexandre, São Luiz, Espírito Santo, Maria Amélia, São Pedro, Coragem, Pedro Bandeira, São Tiago e a Rodovia Serafim Derenzi, e o trabalho foi encerrado às 12h.

"Além dos resultados muito positivos obtidos na ação de hoje, alinhamos outras medidas importantes no combate ao Aedes aegypti, como reforço do atendimento aos moradores durante a semana e finais de semana; novos pontos de hidratação oral na Unidade de Saúde de Conquista/Nova Palestina, reforço do fumacê e mais articulação com a Central de Serviços para recolhimento do lixo", disse a secretária municipal de Saúde, Catia Lisboa.

A ação, segundo a secretária Catia, tem caráter educativo também. "Além de participarem da eliminação dos criadouros, os moradores aprendem a fazer o ‘checklist’ semanal, que é uma poderosa estratégia de prevenção contra as arboviroses", afirmou.

Principais criadouros

Estudos realizados a partir das visitas dos agentes de combate às endemias apontam que 80% dos focos do Aedes aegypti estão dentro dos imóveis. 

Em Vitória, os principais focos desse mosquito estão em locais que acumulam água com facilidade, tais como:
- Vasos de plantas
- Frascos ou vasos ornamentais com água
- Caixa d’água destampada
- Ralos
- Tanques
- Calhas e lajes
- Pneus
- Garrafas, copos e latas descartados de forma irregular no lixo


Voltar ao topo da página