Notícias

Entrega de pintura mural da Fafi tem dança e bate-papo com artista Renato Ren

Publicada em 01/11/2019, às 15h46

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação – Renato Ren
Inauguração da Pintura Mural da Fafi
Convite para entrega da pintura do muro da Fafi: evento ainda terá solos de dança e bate-papo com Renato Ren

Com cores e formas geométricas, o artista Renato Ren entrega nesta sexta-feira (1º) a pintura do muro da praça Pedro Caetano, da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi. O evento, que começa às 18h30, vai contar ainda com solos de dança e um bate-papo com o artista, que vai contar sobre todo o processo de criação.

A pintura mural é resultado do edital de composição da programação do Viradão Vitória 2019, em que Renato Ren foi contemplado na categoria 7 – Pintura Artística.

O artista iniciou a obra ainda durante o evento e conta que gostou da experiência de pintar enquanto o público interagia com seu processo de trabalho, fazendo perguntas e observando.

"Foi diferente este ano eu estar inserido na programação do Viradão como uma das atrações com uma pintura mural. Houve pessoas que foram na Fafi apenas para me ver pintando por alguns momentos. Foi uma grande experiência", conta o artista.

Dança

Durante o evento, serão apresentados dois solos de dança: "A morte do Cisne", com a bailarina Diedra Rovena, e "Pulsão", com Luana Leocádia. Ambas as coreografias foram desenvolvidas por Gil Mendes.

Conversa

Logo após, Renato Ren irá conversar com o público para falar sobre seu processo criativo na concepção e execução da obra.  

Pintura mural

Uma das exigências do edital foi que a proposta de pintura dialogasse diretamente com o espaço destinado a receber a obra: o muro da praça Pedro Caetano, da Fafi. Renato Ren explica que realizou uma pesquisa para conhecer melhor a história da edificação da Fafi, como também da própria Escola Técnica que hoje funciona no local.

Os primeiros esboços viraram uma proposta a partir da criação do artista em programas de computador. Usando formas geométricas e cores, Renato Ren materializou três cenas na parede da Fafi: a primeira representa o teatro; a segunda são dois corpos unidos, executando praticamente o mesmo passo de dança; a terceira são três personagens tocando diferentes instrumentos.

O artista idealiza um conjunto musical que mescle as técnicas clássicas de música, como o violino, com outras mais populares, como o berimbau e o atabaque (um instrumento de percussão). "Achei que seria legal criar algo mais inusitado no conjunto musical", explica o artista.

Serviço
Entrega da pintura mural da praça Pedro Caetano, da Fafi
Quando: sexta-feira (1º de novembro), às 18h30
Local: Fafi – Avenida Jerônimo Monteiro, 66 – Centro
Classificação indicativa: livre

Voltar ao topo da página