Notícias

Elogios marcam primeiro dia de novos atendimentos para oftalmologia em Vitória

Publicada em 12/01/2022, às 15h35 | Atualizada em 12/01/2022, às 15h41

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Jucilene Borges


  • Saúde e bem-estar
  • Paz, justiça e instituições eficazes

André Sobral
Exame Oftalmológico
Exame Oftalmológico realizado na Santa Casa de Vitória. (ampliar)

Sentimentos de felicidade, respeito e conforto eram os que mais se viam entre os munícipes de Vitória, nesta terça-feira (11), no primeiro dia de atendimentos oftalmológicos no Hospital Santa Casa. Graças ao credenciamento para contratação de consultas e exames oftalmológicos, Vitória vai ofertar, através da Santa Casa, 100 atendimentos oftalmológicos por dia, mais de 20 mil consultas e 174 mil exames, neste ano.

Dentre os pacientes atendidos neste primeiro dia estava Vitor Graciotti, 8 anos, filho de Thamyres Graciotti, 33 anos. Ela conta que buscou atendimento para o filho pelo fato dele relatar não enxergar direito o que era escrito no quadro escolar e por se queixar de dor de cabeça. “Estou muito feliz em ver que as consultas estão sendo ofertadas e já penso em procurar um oftalmologista pra mim também”, disse.

Outra moradora atendida nesta terça-feira foi Gilceliana Gonçalves Laurindo, 56 anos, de Consolação. “Eu ouvia falar que poderia demorar de dois a três anos. Então, quando me chamaram, após cinco meses de espera, eu fiquei surpresa. Pra mim foi ótimo”, declara.

Maria Rodrigues Bragança, 85 anos, moradora de Mario Cypreste também era só elogios para o atendimento. “Esperei pouco, foi muito rápido, cerca de um mês. E o atendimento aqui foi muito bom”, afirma.

André Sobral
Exame Oftalmológico
Exame Oftalmológico realizado na Santa Casa de Vitória. (ampliar)

Zerar fila de espera

Com o credenciamento para contratação de prestadores de serviços em consultas e exames médicos especializados, de forma complementar ao Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura de Vitória espera zerar a fila de espera para a realização de procedimentos médicos especializados na área da oftalmologia.

Serão ofertadas 20.400 consultas e 174.900 exames, por ano. Entre os exames estão: biometria, curva diária de pressão ocular, mapeamento de retina, paquimetria ultrassônica, retinografia colorida binocular e ultrassonografia do globo ocular.

“Iniciamos pela oftalmologia pelo grande número de pessoas em espera. Já em janeiro, vamos conseguir zerar a fila de pessoas com classificação de gravidade oftalmológica. Com essa nova oferta estamos ampliando em 70% o número de consultas em oftalmologia”, disse a secretária de Saúde de Vitória, Thais Cohen.

Como acessar

As consultas e exames serão realizados na Santa Casa de Vitória e, para ser atendido, o morador da Capital deve passar pela consulta médica em sua unidade de saúde de referência. Havendo necessidade, o médico realiza o encaminhamento para a consulta ou exame oftalmológico.


Voltar ao topo da página