Notícias

Educadores de Vitória terão formação sobre consumo consciente e resíduos

Publicada em 03/08/2021, às 10h41

Por Brunella França, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Felipe Seffrin


  • Educação de qualidade
  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Consumo e produção responsáveis

André Sobral
Alunos visitam Feira Livre
Educadores serão capacitados a orientar os estudantes na observação de hábitos de consumo em suas casas

Hábitos de consumo consciente e a gestão adequada de resíduos sólidos podem ser temas trabalhados em sala de aula. Para isso, educadores da rede de ensino de Vitória receberão, a partir do dia 5 de agosto, uma formação acerca desses assuntos.

A iniciativa é fruto de uma parceria do Instituto Akatu, ONG pioneira na sensibilização para o consumo consciente, com a Secretaria de Educação de Vitória (Seme).

Além da formação teórica, os educadores serão capacitados a orientar os estudantes na observação de hábitos de consumo em suas casas, para que possam incentivar a adoção de práticas mais conscientes e sustentáveis.

A iniciativa ainda estimula escolas e famílias a destinar diferentes materiais de forma correta, repensando seus hábitos e ajudando a preservar o meio ambiente.

Educação ambiental

A formação contará com a apresentação e a utilização do Edukatu, plataforma on-line de aprendizado sobre consumo consciente e sustentabilidade do Akatu. Os docentes terão acesso a uma série de conteúdos lúdicos, como jogos, vídeos e infográficos, que podem ser utilizados tanto de forma virtual quanto em sala de aula, em atividades interdisciplinares.

Gabriela D’Amaral, líder de projeto de Educação do Instituto Akatu, ressalta a importância da parceria. "O projeto Edukatu vem somar às ações já realizadas no município no âmbito da educação ambiental, fornecendo ferramentas pedagógicas para que os educadores estimulem os estudantes a refletir sobre suas escolhas de consumo, adotando estilos de vida mais sustentáveis e com a possibilidade de multiplicar seus aprendizados e experiências para suas comunidades de forma continuada".

"As questões socioambientais transversalizam os currículos, os processos formativos e as práticas pedagógicas vivenciadas nas áreas do conhecimento, ressignificando os contextos educacionais e contribuindo para a transformação de hábitos e atitudes nos ambientes de convivência, o que implica dizer que teoria e prática são indissociáveis", complementa Mariana Lima Gonçalves, coordenadora da Comissão de Educação Ambiental da Secretaria de Educação.

A formação

A formação é aberta a professores da rede municipal, pedagogos, profissionais dos Centros de Ciências, Educação e Cultura, membros da Comissão de Educação Ambiental da Seme e educadores ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam). Os encontros serão virtuais, de 5 a 26 de agosto, às quintas-feiras, das 18h30 às 20h.

Além dos encontros iniciais, a iniciativa contará com uma série de atividades a distância com os estudantes e fornecerá certificado para os participantes que concluírem a proposta com êxito.

"A parceria com o Instituto Akatu possibilita a ampliação das ações de formação realizadas com os profissionais da rede de ensino, mobilizando seus saberes e práticas a partir de uma construção colaborativa", afirma Truman Vieira Junior, gerente de Formação e Desenvolvimento em Educação.

Instituto Akatu

Criado em 15 de março de 2001 (Dia Mundial do Consumidor), o Instituto Akatu trabalha pela conscientização da sociedade para o consumo consciente.

O Akatu também atua junto a empresas que buscam caminhos para a nova economia, ajudando a identificar oportunidades que levem a novos modelos de produção e consumo, que respeitem o ambiente e o bem-estar, sem deixar de lado a prosperidade.

Edukatu

O Edukatu é a primeira rede de aprendizagem sobre os conceitos e práticas do consumo consciente e da sustentabilidade para alunos e professores do Ensino Fundamental de todo o Brasil. A plataforma, totalmente gratuita, já soma mais de 300 mil pessoas impactadas, sendo mais de 40 mil alunos, 15 mil professores e 6,5 mil escolas cadastradas.


Voltar ao topo da página