Notícias

Educadores ambientais participam de evento em Brasília

Publicada em 13/11/2019, às 17h39 | Atualizada em 13/11/2019, às 18h01

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Monitora Educação Ambiental
Equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente participa de evento nacional sobre políticas públicas de Educação Ambiental (ampliar)

Educadores ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) estão participando, nesta quarta-feira (13), na Universidade de Brasília (UNB), do seminário de lançamento da Plataforma MonitoraEA – Sistema Brasileiro de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas de Educação Ambiental na transição para Sociedades Sustentáveis.

Participam do evento: a gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha, a coordenadora de Relações com as Comunidades, Rita Vasconcelos, a coordenadora de Eventos, Jacirlane Carvalho, a assessora técnica Sayusa Litig e a educadora ambiental do Centro de Educação Ambiental da Mata Paludosa, Osneia Peccoli.

Juliana conta que o evento é um desdobramento dos encontros regionais realizados em 2019, nos quais foram desenvolvidos processos formativos nas cinco regiões do País com profissionais que atuam na elaboração e na execução de políticas públicas de Educação Ambiental.

O objetivo foi de construir um banco de dados de Políticas Públicas de Educação Ambiental (PPEA) executadas por estados, municípios e outros atores no Brasil. "A Prefeitura de Vitória teve a honra de sediar o encontro da Região Sudeste, em maio", informa Juliana Sardinha.

Prêmio Nobel

Imagem divulgação
Monitora Educação Ambiental
MonitoraEA traz dados de Políticas Públicas de Educação Ambiental (PPEA) executadas por estados, municípios e outros atores no Brasil. (ampliar)

Entre os participantes do evento, estão Moema Viezzer, indicada ao prêmio Nobel da Paz em 2005, Marcos Sorrentino, grande referência na área de Políticas Públicas de Educação Ambiental, deputado federal Nilto Tatto, coordenador da Frente Parlamentar de Meio Ambiente, e especialistas das diferentes áreas envolvidos na Plataforma MonitoraEA. Também houve mesa-redonda.

"Serão socializadas as experiências realizadas com a aplicação dos indicadores de monitoramento e avaliação nas cinco regiões do País", contou Juliana.

Livro

O secretário de Meio Ambiente de Vitória, Luiz Emanuel Zouain, ressalta que outro ponto importante do seminário é o lançamento do livro "Avaliação e monitoramento de políticas públicas de Educação Ambiental no Brasil: transição para sociedades sustentáveis", fruto do processo de construção do Sistema MonitoraEA, contando com 21 artigos, para o qual Vitória foi convidada e se faz presente com artigo escrito sobre o caminho e o processo percorrido para a implantação da Política Municipal de Educação Ambiental na capital.

O artigo foi escrito por Juliana Sardinha e pelo geógrafo Idelvon Poubel, ambos servidores da Gerência de Educação Ambiental (GEA/Semmam). O livro conta ainda com 23 relatos resumidos em experiências, escritos por 161 autores.


Voltar ao topo da página