Notícias

Educação realiza primeira eleição virtual de Conselho Escolar em Cmei do Centro

Publicada em 02/07/2020, às 12h55

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Luís Oliveira


  • Educação de qualidade

Divulgação Seme
Educação on-line
Eleição de Conselho Escolar ocorreu de forma virtual (ampliar)

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) realizou a 1ª eleição on-line de Conselho Escolar. Foram eleitos, em um pleito virtual, os membros que vão compor o Conselho de Escola do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Menino Jesus, no Centro.

"A mobilização da comunidade escolar foi alcançada por meio das mídias sociais e telefonemas, de forma a garantir participação efetiva de todos os segmentos no processo de eleição", conta Maria da Conceição Soares, coordenadora de Acompanhamento aos Conselhos de Escola e Colegiados Estudantis de Vitória.

Eleição virtual

Observando os prazos legais, a eleição contou com o suporte de um aplicativo de segurança que garantiu o voto secreto a cada membro da comunidade. A apuração aconteceu no momento em que o processo de votação foi encerrado, de maneira rápida e totalmente transparente.

Satisfação

“Participar de uma eleição de Conselho de Escola é sempre um momento que nos enche de esperança, de novos planos e expectativas, e estar na 1° eleição on-line de Conselho de Escola para eleger também o primeiro conselho do Cmei Menino Jesus foi uma experiência única”, afirmou a diretora do Cmei, Fernanda Moraes.

A criação do conselho da unidade foi anunciada à comunidade escolar em fevereiro, durante o acolhimento aos estudantes e suas famílias para o início do ano letivo. Saiba mais AQUI.

Sucesso

A iniciativa inovadora, organizada pela Coordenação de Acompanhamento aos Conselhos de Escola e Colegiados Estudantis, foi amplamente aprovada por todos os segmentos que integram o conselho, podendo, inclusive, servir como modelo para outras eleições.

“O processo eleitoral on-line é muito diferente do que estamos habituados a fazer, mas penso que conseguimos organizar o pleito dentro de todas as exigências legais e com uma boa participação da comunidade. O resultado foi um sucesso", completou a diretora Fernanda.

Formação on-line

Os membros eleitos já iniciam a formação para Conselheiros de Escola 2020, disponível na Plataforma VixEduca. Por meio da Gerência de Gestão Escolar (GGE), os integrantes dos conselhos de escola da rede municipal estão passando por uma nova etapa de formação a distância. Saiba mais clicando AQUI.


Voltar ao topo da página