Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Educação promove formação para novos conselheiros de escola

Publicada em 10/09/2019, às 13h39

Por Alan Rodrigues Costa (akrcosta@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme

Formação para conselheiros de escola

Conselheiros de escola participam do segundo módulo de formação (Ampliar imagem)

Formação para conselheiros de escola

Objetivo da formação é informar sobre a organização do conselho, sua natureza, atribuições e funcionamento (Ampliar imagem)

Começou este mês mais uma etapa de formação para os novos conselheiros escolares de Vitória. Eleitos em maio e empossados em julho, eles cumprirão mandato até 2022.

Este é o segundo módulo de formação proposto aos conselheiros escolares titulares e suplentes. Ele aborda as principais normas e legislações que subsidiarão a atuação dos novos membros, além de informar sobre a organização do conselho, sua natureza, atribuições e funcionamento.

Metodologia

"O processo formativo é realizado durante todo o triênio de vigência do colegiado (2019-2022) e contará com encontros presenciais e não presenciais, através da plataforma VixEduca", explicou Fátima Motta, da equipe de acompanhamento aos Conselhos de Escola e Colegiados Estudantis de Vitória.

No primeiro módulo, realizado antes das eleições, foi apresentado um acervo de vídeos que explicavam aos então candidatos como era ser um conselheiro de escola, o que esperar e qual a importância de participar das decisões da escola, além de terem sido entregues materiais informativos acerca de todo processo eleitoral.

Conselho de Escola

Os Conselhos de Escola são centros permanentes de debates e órgãos articuladores de todos os setores: escolar e comunitário. São constituídos em cada unidade de ensino por um colegiado formado por representantes do magistério, servidores, pais, estudantes, diretor e representante da comunidade local.

"A missão primordial é garantir a participação efetiva de todos os segmentos na gestão escolar por meio da convivência com a pluralidade de ideias, bem como o compartilhamento do poder decisório, permitindo que todos esses atores sociais se apropriem do processo democrático em toda a sua amplitude", explica Maria da Conceição Soares, da Gerência de Gestão Escolar de Vitória.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site