Notícias

Educação alimentar é tema de teatro lúdico realizado com crianças

Publicada em 30/06/2022, às 16h15 | Atualizada em 30/06/2022, às 16h18

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Luis Oliveira


  • Educação de qualidade

Luis Oliveira
Cmei PCB
Crianças da rede de educação de Vitória participam de teatro sobre educação alimentar. (ampliar)
Luis Oliveira
Cmei PCB
Crianças da rede de educação de Vitória participam de teatro sobre educação alimentar. (ampliar)

A Educação alimentar foi abordada de forma lúdica com as crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) Odila Simões, que fica no bairro Santa Tereza, e Professora Cida Barreto, localizado em Pontal de Camburi. O objetivo da contação de história em forma de teatro, realizada pela equipe de nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação (Seme), por meio da Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar (Cane), é fortalecer a importância da alimentação balanceada e saudável para os pequenos.

O teatro lúdico se baseia no livro "O Casamento Nutritivo", da nutricionista Luana Pinheiro Raymundo, que conta a história do casamento do arroz com o feijão e como essa combinação de cereais e leguminosas é perfeita para uma alimentação saudável, formando uma proteína de alto valor biológico.

Para tornar o momento com as crianças ainda mais prazeroso, as nutricionistas Elaine Christ, Ludmila Reis e o estagiário Júlio Vinícios, que fazem parte da equipe da Cane, utilizaram figurino e cenário. Ao terminar a história eles também apresentaram aos pequenos os cereais, os legumes, as frutas e as verduras que compõem o cardápio oferecido na rede pública de Vitória, explicando os benefícios de cada um desses alimentos.

A história fez sucesso com as turmas do Cmei Professora Cida Barreto, em que foi realizado o teatro na tarde desta quinta-feira (30). Ágata Ribeiro, do grupo 6, gostou do teatro. "Gostei muito da história, aprendi sobre como ter uma boa alimentação e também adorei os bonequinhos", contou.

Helena Campos, também do grupo 6, disse que já sabe o que fazer para ser uma criança saudável. "A história foi muito legal e nela aprendi o que precisa ter no prato para ter todos os alimentos que precisamos para crescer e ficar fortes", contou.

Educação Alimentar

As nutricionistas Elaine e Ludmila ressaltam que a educação nutricional é fundamental na infância. "A educação nutricional ocupa um papel importante na infância, principalmente porque uma alimentação adequada e com várias fontes de nutrientes refletirá de forma positiva na fase adulta, prevenindo determinadas doenças não somente na infância, mas também na maturidade, promovendo qualidade de vida", explicaram.

Alimentação de qualidade

Os alimentos oferecidos nas unidades de ensino de Vitória compõem cardápios balanceados e superam a média de necessidades nutricionais recomendada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Frituras, embutidos, refrigerantes, gorduras ou balas não integram os cardápios e há opções específicas para as crianças que apresentam restrições alimentares, como diabetes, intolerância à lactose e ao glúten.


Voltar ao topo da página