Notícias

Ecoturismo: feriado do servidor público terá trilha na Mata Atlântica

Publicada em 27/10/2022, às 16h50

Por Nelly Blanco (nebsilvaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Trilhando a Mata Atlântica

Que tal aproveitar o feriado do Dia do Servidor Público para curtir a natureza e cuidar da saúde mental e física? A Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semmam), preparou, com muito carinho, uma trilha para apreciação da paisagem de Vitória nos mirantes do Parque da Fonte Grande, aliando lazer, atividade física e momentos com a família, que são convidados pra lá de especiais.

O roteiro conta com duas trilhas que passam por nascentes, dentro da Mata Atlântica de Encosta de Vitória, e levam a dois mirantes. 

"A proposta da Semmam para comemoração do dia do servidor é ofertar para nossos colegas uma importante experiência de convívio e conhecimento da Mata Atlântica. Para isto, elaboramos esta agenda com carinho e toda a popualção que tiver interesse será bem vinda", comentou o secretário de Meio Ambiente, Tarcísio Foeger. 

Guia de ecoturismo que conduzirá o grupo, o educador ambiental e geógrafo Wilson de Souza, atua no Centro de Educação Ambiental do Parque da Fonte Grande, e preparou uma programação com dinâmicas e interpretação ambiental.

"Teremos vivência dentro da mata, com duas dinâmicas: 'O Que dizem os Sons da Floresta?' e 'A Bússola Humana', além de duas trilhas, a Da Pedra da Batata e do Caracol, que nos levam aos mirantes Do Sumaré e Da Cidade, onde é possível contemplar 360° de paisagem, proporcionando um outro olhar sobre nossa cidade. Dá para avistar a foz dos rios: Aribiri, Marinho, Itanguá, Bubú, Santa Maria da Vitória e Fradinhos", contou Wilson.  

O início do passeio está marcado para às 8h e a previsão de término às 12h. A trilha possui um grau de dificuldade leve e o local de encontro será no estacionamento do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), ao lado das Torres de telecomunicações.

Wilson recomenda aos participantes o uso de calçado fechado, boné, protetor solar, repelente, garrafinha de água e, que levem um lanche com comidas leves. É preciso lembrar que cada um é responsável pelo seu lixo.

As vagas são limitadas  (40) e as inscrições poderão ser feitas por meio do telefone (27) 3382-6536.


Voltar ao topo da página