Notícias

Economia do Bem: moradores indicam melhores comércios de Jaburu e São Benedito

Publicada em 23/08/2019, às 15h17

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Ateliê de Ideias
Projeto Economia de Bem
Vencedores de São Benedito (ampliar)
Ateliê de Ideias
Projeto Economia de Bem
Vencedores de Jaburu (ampliar)

O Prêmio de Empreendedorismo das Centrais de Compras, no qual comerciantes de Jaburu e São Benedito precisaram passar por oficinas e cumprir metas, além de serem avaliados por consumidores, revela o nome dos oito comerciantes vencedores.

Os vencedores ganharam R$5 mil, para serem investidos em melhorias físicas do espaço de trabalho, tudo com a ajuda de um arquiteto. A entrega do prêmio acontece até dezembro.

Em Jaburu, os ganhadores são: João Pires, do Bar e Kilão do Thim; Danuza dos Santos, do Dan Gourmet; Jhones Teixeira da Silva, do Loucos por Açaí; Neuma Aparecida S. O. Gomes, do Tonico´s Bar. Já em São Benedito, os vencedores são: Dulcinéia Pereira Lima, da Mercearia da Duty; Cláudia Fabiana Rabelo Ribeiro Dantas, do Guga Lanches; Maria Nilza Viturino, da Marmitas da Nilza; Alexandro Bandeira da Rocha, da Padaria Só Vitória.

O prêmio faz parte das ações do projeto "Economia do Bem," realizado pelo Ateliê de Ideias em parceria com a Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), por intermédio do Procon Vitória e da Gerência de Qualificação do Trabalhador.

Prestação de serviços

O secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo, parabenizou os vencedores. "Estamos atuando de forma compartilhada (poder público e sociedade civil) para, juntos, conseguirmos ampliar a prestação dos serviços e focalizar ainda mais os investimentos", destacou.

Para a gerente do Procon Vitória, Herica Correa Souza, a participação dos consumidores na indicação dos melhores estabelecimentos já faz valer a parceria do órgão com a Gerência de Qualificação do Trabalhador no desenvolvimento das ações do projeto Economia do Bem.

"Essa parceria vem somar a tantas outras ações do Procon na educação e na formação dos fornecedores para o respeito ao Código de Defesa do Consumidor. Ver os consumidores aprovando a atuação desses fornecedores representa um ganho na cidadania e a conquista dos direitos humanos".

Prêmio

A gerente de Qualificação do Trabalhador, Fabiana Oliveira, contou que os candidatos ao Prêmio de Empreendedorismo tiveram que passar por três fases até se sagrarem vencedores.

Na primeira fase, o comerciante precisava assistir a, no mínimo, 80% das oficinas de formação. Ao todo, foram 40 horas de oficinas distribuídas nas áreas de gestão administrativa e financeira, marketing, vendas e direitos do consumidor.

Os empreendedores que atingiram e/ou superaram a meta avançaram para a segunda fase. Nesta fase, os comerciantes tiveram que apresentar seu empreendimento e responder em que investiriam caso ganhassem o valor do prêmio. Uma banca avaliou cada um deles. "É muito interessante ouvir os sonhos desses comerciantes de ver seu negócio crescer", comentou Fabiana.

A terceira e última fase contou com a participação dos consumidores. Foram eles que avaliaram estes quesitos: boas práticas, atendimento, produtos e higiene. Uma equipe de jovens pesquisadores, moradores da região, também capacitados pelo projeto Economia do Bem, foi às ruas dos bairros Jaburu e São Benedito para um verdadeiro teste de recall, que apontou quais eram os comércios ou ambulantes preferidos e mais lembrados na hora da compra de um produto, um lanche ou uma refeição nessas comunidades.

Ao final de todas as etapas, foram revelados os ganhadores.


Voltar ao topo da página