Notícias

Dia dos Avós: laços afetivos e de respeito por esses seres tão especiais

Publicada em 26/07/2019, às 18h05 | Atualizada em 26/07/2019, às 18h10

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
Rita de Cassia com seu neto Guilherme no Arraiá Vem Que Tem no Centro de Convivência para Idosos
Com jeito meigo e carinhoso, Guilherme, de 9 anos, conquista todos os dias o coração da avó, Rita de Cassia Duarte

Olhares experientes, fala mansa e afeto sem medida. Essas são algumas características dos avôs. Nesta sexta (26 de julho), é comemorado o dia deles.

A pessoa idosa tem presença marcante na vida dos filhos e dos netos, além das histórias que já foram vivenciadas em outras oportunidades.

Com jeito meigo e carinhoso, Guilherme, de 9 anos, conquista todos os dias o coração da avó, Rita de Cassia Duarte, 65, que frequenta o Centro de Convivência para a Terceira Idade (CCTI) do Centro. "Guilherme é meu companheiro desde que fiquei viúva, há dois anos. No dia do sepultamento do meu marido, ele tinha apenas sete anos, pegou na minha mão e disse: 'Vovó,vem dormir comigo'. Isso me enche de orgulho. Vive me beijando", disse Rita.

Já o neto se declara: "Amo muito a minha avó".

Amor

"Tenho três netas. Convivo com todas elas desde que nasceram. Elas são a razão da minha vida. São verdadeiras bênçãos de Deus. Neto é filho duas vezes", comentou Francisca Naires Nobre, 70 anos.

Uma das suas netas, Emilly Alcancra Matias, de 9 anos, reconhece toda dedicação da avó: "Ela é minha vida. Sinto muito amor e respeito por ela".

Fortalecimento

Elizabeth Nader
Tarsila e Alice no Arraiá Vem Que Tem no Centro de Convivência para a Terceira Idade
Tarcila e Alice: fortalecimento de vínculos entre os idosos

"É muito importante a presença dos avós na vida dos netos participando de momentos lúdicos e de lazer. Isso fortalece ainda mais os vínculos familiares e a vida afetiva. Isso, com certeza, faz a diferença na vida de ambos", mencionou a supervisora técnica dos Serviços de Convivência para Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Tarcila Rodrigues.

"Esses vínculos são extremamente importantes. A pessoa idosa sempre menciona os netos com olhar de carinho. Ter a presença e a convivência com os netos é muito especial", afirmou Alice Marforte, orientadora pedagógica dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para a Pessoa Idosa.

"Através de uma relação com os avós, a criança constrói seus laços afetivos com mais respeito e admiração pelo outro. Os avós contribuem para semear o amor em cada coração e atitudes de seus netos", citou a coordenadora dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para a Pessoa Idosa, Penha Norbim.

Compartilhamento

"A Assistência Social tem como princípio de atuação o olhar centrado na família como um todo e não sobre seus membros isoladamente. Nesse contexto, os avós têm papel fundamental. Eles garantem a transmissão de valores e histórias de família, compartilham seus conhecimentos e experiências de vida e, muitas vezes, assumem de forma integral a responsabilidade sobre o cuidado diário com a casa e com os netos. Então, devemos todo nosso respeito aos avôs e avós neste dia", ponderou a subsecretária de Proteção Social Básica e Segurança Alimentar e Nutricional, Brunella Tiburtino Aloquio Teixeira.


Voltar ao topo da página