Notícias

Dia do Farmacêutico: a importância desse profissional no cuidado à saúde

Publicada em 20/01/2022, às 11h55 | Atualizada em 20/01/2022, às 12h04

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Arquivo PMV
Farmácia da Rede Municipal de Saúde de Vitória
Farmácia da Rede Municipal de Saúde de Vitória

Nesta quinta-feira (20), é comemorado o Dia do Farmacêutico. Nós parabenizamos e reconhecemos a importância e o valioso trabalho prestado por esse profissional que atua em várias frentes, fundamentais para a garantia a saúde da população, como pesquisas, produção e utilização de medicamentos e conhecimentos técnicos.

Em Vitória, os serviços de saúde contam com esse profissional como parte da equipe multidisciplinar. Nesse contexto, o farmacêutico pode orientar e acompanhar os pacientes para o uso adequado de medicamentos, minimizando problemas indesejados durante a terapia medicamentosa.

Elizabeth Nader
Medicamentos homeopáticos
Manipulação de medicamentos

No Pronto Atendimento de São Pedro (PA), por exemplo, a equipe farmacêutica realiza a Conciliação Medicamentosa, uma prática que reúne informações sobre os medicamentos em uso pelo paciente no domicílio e que se encontra em observação no PA. Por meio dessa avaliação, a equipe farmacêutica tem prevenido interações medicamentosas relevantes, evitado reações adversas ou identificado causas de ineficiência terapêutica.

“Nem sempre o paciente relata para o médico os medicamentos de uso contínuo. Com nossa análise, identificamos usos incorretos de medicamentos por parte dos pacientes em suas residências e também evitamos intercorrências que poderiam surgir com os medicamentos prescritos no PA. Médicos e enfermeiros já nos relataram que isso auxilia muito o trabalho das equipes”, explica Aline dos Santos Gago, farmacêutica do PA desde 2008.


Voltar ao topo da página