Notícias

Dia D de vacinação contra gripe imuniza mais de 10 mil pessoas em Vitória

Publicada em 04/05/2019, às 19h18

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Prefeito vacinando
O prefeito Luciano Rezende, que também é médico, participou da campanha
Diego Alves
Dia D de Vacinação - campanha nacional de imunização contra a gripe
O público-alvo da campanha pode se vacinar em uma das 28 US de Vitória durante todo este sábado

Neste sábado (4) aconteceu o Dia D da Campanha Nacional contra a Influenza. A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) disponibilizou 28 postos de vacinação, que funcionaram das 8 às 17 horas. Ao longo do dia, dezenas de profissionais realizaram 10.222 aplicações da vacina. Até agora 64.188 pessoas do público-alvo foram imunizadas, o equivalente a 60,13% da cobertura vacinal no município. A campanha segue até o dia 31 deste mês.

Dentre as pessoas que buscaram a imunização neste Dia D está o aposentado Joelson Santos, de 68 anos. Ele mora no bairro Tabuazeiro e disse que toma a vacina contra a influenza desde os 60 anos. "Não sei o que é remédio para gripe. Sempre tomo a vacina e não sinto nada", afirma.

Já a Claudinéia dos Santos Bruno levou o filho Bernardo dos Santos Bruno, de três anos, para protegê-lo. "Meu filho sempre se vacina contra a gripe e acredito que por isso ela nunca ficou gripada", aponta.

Dia D

A solenidade de abertura do Dia D da Campanha foi feita pela Prefeitura de Vitória na unidade de saúde do bairro São Cristóvão e contou com diversas autoridades. Algumas pessoas foram vacinadas pelo próprio prefeito, que também é médico.

"É muito importante que as pessoas busquem as vacinas, pois a gripe pode trazer complicações que podem ser evitadas com a imunização. Com isso, Vitória continua sendo uma cidade cada vez mais saudável, prevenindo doenças", disse Luciano Rezende.

A secretária de Saúde de Vitória, Cátia Lisboa, aproveitou o momento para agradecer o empenho das equipes. "A campanha tem sido um sucesso, com ampla adesão das pessoas. E graças aos profissionais de saúde temos conseguido vacinar um número expressivo de pessoas todos os dias, inclusive no Dia D", afirma.

Grupo prioritário

O público-alvo da campanha, definido pelo Ministério da Saúde, é composto por trabalhadores de saúde; crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos ou 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas (mulheres que tiveram filhos há até 45 dias); idosos com 60 anos ou mais de idade; professores; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; funcionários do sistema prisional; e profissionais militares e civis da ativa.

Campanha continua

Após o Dia D, a vacinação contra influenza continua até o dia 31 de maio. A meta é imunizar 105 mil pessoas durante a campanha.

Em Vitória, as pessoas devem agendar o dia e o horário para se vacinar. A imunização pode ser feita em qualquer uma das 28 unidades de saúde que possuem sala de vacina. São elas: Andorinhas, Ilha das Caieiras, Maruípe, Praia do Suá, República, Resistência, Santa Luiza, Santo André, Santo Antônio, Vitória/Parque Moscoso, Alagoano, São Pedro V, Bairro da Penha, Quadro, Grande Vitória, Consolação, Ilha de Santa Maria, Ilha do Príncipe, Jabour, Jesus de Nazareth, Maria Ortiz, Santa Martha, São Cristóvão, Forte São João, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Conquista e Itararé.

Agendamento

Para quem ainda não foi imunizado, basta acessar o endereço agendamento.vitoria.es.gov.br. No ícone "Escolha o serviço", selecione a categoria "Saúde" e, em "Selecione o Serviço", clique sobre o seu respectivo grupo de vacinação (manhã ou tarde).

Caso algumas pessoas tenham dificuldade em acessar o sistema, principalmente os idosos, as unidades de saúde estão preparadas para acolher os pacientes e auxiliar a fazer o agendamento online.

Diego Alves
Dia D de Vacinação - campanha nacional de imunização contra a gripe
Seu Joelson Santos foi o primeiro a se vacinar na Unidade de Saúde de São Cristóvão
Diego Alves
Dia D de Vacinação - campanha nacional de imunização contra a gripe
Bernardo Santos Bruno também foi imunizado no Dia D de vacinação

Voltar ao topo da página