Notícias

Desrespeito a vagas de idosos e pessoas com deficiência aumenta 120% em um ano

Publicada em 06/02/2023, às 12h55 | Atualizada em 06/02/2023, às 12h55

Por Michelle Moretti (msmorettieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui


  • Parcerias e meios de implementação

Samira Gasparini
Vagas para Idosos e Deficiente
O condutor que estacionar em vaga destinada às pessoas com deficiência ou idosos será multado em R$ 293,47, além de perder 7 pontos na CNH.

Locais destinados ao estacionamento de idosos e pessoas com deficiência vem ganhando cada vez menos respeito dos motoristas. Infelizmente, o número de pessoas flagradas estacionando irregularmente nesses pontos cresceu 120% em um ano.

Somente neste último mês, foram registrados 36 autos de infração por desrespeito às vagas destinadas a essas pessoas. No ano passado, no mesmo período foram registrados 17 autos de infração.

De acordo com a Lei nº 13.146, de 2015, que trata da inclusão da pessoa com deficiência, estipula-se que estacionamentos públicos e privados devem reservar ao menos 2% (dois por cento) das vagas para deficientes. Em caso de locais com capacidade para menos de 100 veículos, pelo menos uma vaga deve ser destinada para esse público.

Já o Estatuto do Idoso instituído pela Lei 10.741/03 que regula o direito assegurado às pessoas idosas determinou em seu art. 41 a obrigatoriedade de reserva de 5% (cinco por cento) das vagas nos estacionamentos públicos e privados visando garantir melhor comodidade e facilidades de acesso.

De acordo com Brunno Xavier, Gerente de operação e fiscalização de trânsito, o objetivo da fiscalização é verificar se os condutores de veículos estacionados nas vagas de idosos e pessoas com deficiência possuem a credencial que autoriza o uso desses espaços.

"A Guarda Municipal de Vitória tem intensificado a fiscalização garantindo à pessoa idosa e ao deficiente, o direito ao estacionamento nas suas vagas reservadas. Os motoristas têm que ter consciência de que o idoso e o deficiente são pessoas com mobilidade reduzida e necessitam que seus direitos sejam respeitados. E nós vamos cumprir o que determina a legislação."

O condutor que estacionar em vaga destinada à pessoas com deficiência ou idosos será multado em R$ 293,47 além de perder 7 pontos na Carteira de Habilitação. A infração é considerada gravíssima.


Voltar ao topo da página