Notícias

Dengue: agentes visitam imóveis e orientam moradores para limpeza de terrenos

Publicada em 02/01/2020, às 20h13

Por Milene Miguel, com edição de Patrícia Arruda


  • Saúde e bem-estar

André Sobral
Ação de Prevenção a Dengue em Jardim Camburi
Agentes de Combate às Endemias realiza visitas a terrenos baldios da capital

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) trabalha diariamente no combate aos mosquitos na capital. Várias ações são realizadas em praças, parques, escolas e outras localidades públicas a fim de chamar a atenção da população para esta causa. Em 2019, foram realizadas 293.638 visitas a imóveis para ação de combate à dengue.

A gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municicipal de Saúde (Semus), Arlete Frank Dutra, destaca que o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) também realiza visitas a terrenos baldios, borracharias e locais que possam acumular qualquer tipo de resíduos ou sejam atrativos para os mosquitos.

“Os Agentes de Combate às Endemias (ACE) visitam estes imóveis e fazem vistorias quinzenais para monitoramento e verificação de adequação ambiental. Em caso de reincidência e de risco à população, as visitas são programadas com a equipe da vigilância sanitária, que aplica as medidas cabíveis de acordo com as normas da Vigilância Sanitária de Vitória”, explica.

Desde 2015, o município atua conforme os Artigos 26, inciso III e Artigo 51, inciso III da Lei Municipal nº 4424/1997 (Código Sanitário Municipal) combinado com os Decretos Municipais 11.535/2004 e 16.584/2015.

 

 


Voltar ao topo da página