Notícias

Defesa Civil continua monitorando nas áreas de risco

Publicada em 15/11/2019, às 17h31

Por Milene Miguel, com edição de Regina Freitas


Arquivo PMV
Defesa civil monitora área de risco
Técnicos fazem monitoramento em áreas de risco

A Defesa Civil de Vitória mantem monitoramento constante nas áreas de risco da capital, mesmo sem ter registrado ocorrências até o momento desta sexta-feira (15). O monitoramento, também, é feito por meio das estações pluviométricas e visualização dos radares meteorológicos.

As áreas monitoradas são: Morro do Macaco, Jaburu, Jucutuquara, Santos Dumont, Rio Branco, Fradinhos, Cruzamento, Morro Grande, Romão, Forte São João, Fonte Grande, Piedade, Moscoso, Quadro, Alto Caratoíra, Alagoano, Bela Vista, Jesus de Nazareth, Inhanguetá, São José, Santa Helena, Conquista, Comdusa, Morro da Capixaba, Redenção e Santa Martha. Até o momento não houve alteração nos números já registrados.

"Orientamos a população que, caso haja alguma movimentação de solo em seu terreno, inclinação de árvores ou qualquer outro tipo de movimentação estranha, que saia do imóvel, procure um local seguro, salve sua vida e acione a nossa equipe", alertou o coordenador da Defesa Civil de Vitória, Jonathan Jantorno.

O munícipe pode acionar a Defesa Civil pelo telefone de plantão 24 horas: 98818-4432. Os chamados também podem ser feitos pelo Fala Vitória 156

Alerta

A Defesa Civil de Vitória emite um alerta de deslizamento nas áreas de risco de Vitória. O aviso é emitido quando o volume de chuva na capital ultrapassa os 100 milímetros, o que acarreta em maior risco de movimentação de solo.

Diferente do alerta emitido via SMS pela Defesa Civil Estadual (que avisa sobre intensidade de chuvas e riscos de alagamentos), o alerta da Defesa Civil de Vitória é emitido somente quando há risco de deslizamento.

Os moradores da área de risco que contam com o aplicativo Vitória Online, instalados em seus celulares, recebem os avisos. O aplicativo é gratuito e está disponível para todos os tipos de celulares.

“É muito importante que o morador de uma área de risco tenha o aplicativo instalado. Com as informações emitidas eles podem se prevenir e se abrigar em locais seguros”, disse Jonathan Jantorno.

O alerta para as áreas de risco se mantém enquanto a chuva permanecer na capital – a previsão até domingo (17) é de chuvas moderadas. Esse alerta só é retirado depois de um período de 72 horas sem precipitação, quando o solo não estiver mais encharcado.


Voltar ao topo da página