Notícias

Crianças de Cmei em Joana D´arc aprendem alfabeto de maneira lúdica

Publicada em 18/09/2019, às 14h14

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
Senhor Alfabeto
Crianças do Cmei fazem uma viagem pela cultura capixaba no projeto Senhor Alfabeto

Apresentar às crianças as letras do alfabeto, envolvendo-as com a cultura capixaba e a valorização das manifestações culturais de nosso Estado, é uma das ações pedagógicas realizadas no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Dr. Thomaz Tommasi, no bairro Joana D´arc.

Através de danças, brincadeiras, leitura de autores capixabas e passeios por pontos turísticos do Espírito Santo, a equipe de educadoras promove o ensino atrelando o lúdico ao conhecimento prático, por meio do projeto pedagógico “Senhor Alfabeto”.

De acordo com as profissionais do Cmei, o objetivo é despertar o letramento das crianças através da ludicidade na identificação e escrita das letras.

Metodologia

As atividades propostas envolvem vários aspectos que compreendem os processos de ensino e aprendizagem.

Rodas de conversa sobre os conhecimentos dos pequeninos acerca da cultura capixaba, apresentação de gravuras e vídeos, modelagens com massinha para confecção das letras pelos próprios alunos e apresentação do “Senhor Alfabeto” como mascote da turma são algumas das dinâmicas propostas pelas professoras.

Culminância

Em dezembro, está prevista a culminância do projeto, com uma festa de interação entre as turmas participantes e entrega das atividades com as produções dos alunos.


Voltar ao topo da página