Notícias

Crianças da Educação Infantil promovem ações em defesa do manguezal em Vitória

Publicada em 12/08/2022, às 14h40 | Atualizada em 12/08/2022, às 15h05

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade
  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Ação contra a mudança global do clima

Carlos Antolini
Ação,limpeza,CMEI,Yolanda,Lucas
Carlos Antolini
Ação de limpeza CMEI Yolanda Lucas

Aprendendo a cuidar para transformar o agora e o futuro. As crianças dos grupos 4 e 5 do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Yolanda Lucas da Silva, em Inhanguetá, que estão vivenciando em sala de aula os projetos "O Manguezal é o meu quintal" e "Inteiro ambiente", respectivamente, foram as grandes protagonistas de uma ação de limpeza e revitalização do manguezal, que é vizinho da unidade de ensino, realizada na manhã desta sexta-feira (12).

"As crianças viram que o manguezal estava sujo, cheio de lixo, desenvolveram um projeto e essas pessoas que estão aqui hoje souberam do trabalho de vocês para ajudar e fazer o mindinho feliz, como vocês sabem. Essa é uma ação muito esperada por essa comunidade, que começou dentro do Cmei, mas está chegando nas casas das pessoas multiplicado pelas crianças. Cuidar é importante para o mundinho ser feliz", disse a diretora do Cmei, Zenaira Ramos.

A atividade envolveu profissionais da Educação e crianças do Cmei Yolanda Lucas da Silva, além de equipes da Central de Serviços, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e Secretaria de Educação (Seme) em uma manhã de ensinamentos, aprendizados, trabalho e muita fofura no manguezal de Inhanguetá.

Presente na ação, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, chamou a atenção para o papel de multiplicadores das crianças junto a suas famílias e comunidades para o cuidado com o manguezal e o meio ambiente.

"Esta é uma ação integrada de três secretarias trazendo conscientização e principalmente a formação de uma nova geração consciente dos seus deveres para a preservação do meio ambiente. Estamos aqui trazendo educação, conscientização e, principalmente, uma ação que chegará às famílias, porque essas crianças irão conversar com os pais, levar para casa os ensinamentos e teremos uma cidade melhor, um meio ambiente mais equilibrado e um desenvolvimento sustentável cada vez mais destacado na cidade de Vitória", destacou.

Após a limpeza da área do manguezal, as crianças pintaram pneus que serão utilizados para o plantio de mudas e servirão como uma barreira de proteção para que as pessoas não descartem lixo dentro do ecossistema, que é berçário de diversas espécies de animais aquáticos e fonte de renda para famílias.

"Essa integração entre o trabalho do Cmei, com a coordenação de Educação Ambiental da Seme, a Secretaria de Meio Ambiente e a Central de Serviços é muito potente. Essas crianças estão transformando a comunidade onde elas vivem e isso é fruto do trabalho pedagógico desenvolvido pelos profissionais que atuam na unidade de ensino. É uma alegria ver isso de perto e ouvir das crianças tantas falas que nos enchem de esperança, sabendo que estamos formando uma geração muito melhor que a nossa", afirmou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.

Ação de limpeza e revitalização do manguezal de Inhanguetá

Exemplo para a família

Maria Antonela, matriculada no grupo 5 do Cmei Yolanda Lucas da Silva, se tornou o exemplo da família e já conscientiza os irmãos mais velhos, o pai e a mãe sobre os cuidados necessários com o manguezal e com o "inteiro ambiente", como diz o projeto que a turma dela está desenvolvendo.

"O mundinho pra ficar feliz tem que limpar e cuidar. Tem que jogar o lixo na lixeira. Se jogar no chão, o mundinho fica triste, o caranguejo morre e a árvore também. Se jogar lixo na maré, o mundinho fica triste", ensina a pequena.

A mãe, Norma Machado, conta que tem aprendido muito com a filha e que a família inteira mudou atitudes simples, mas que fazem a diferença.

"Ela fala muito e ajuda a gente, meu marido, eu e meus meninos, eu tenho 3 rapazes já, de 18 anos, mas ela é a mais novinha da casa e acaba conscientizando a gente. A gente tinha mania de jogar lixo pela janela do carro, coisa besta, papel de bala. Depois que ela entrou no Cmei, isso mudou, porque ela diz que os lugares são o mundinho dela. Teve uma vez que ela estava de carro com o pai dela, ele foi jogar um papel de bala pela janela e ela chamou a atenção dele. Ela disse assim 'papai, não pode, vai sujar o meu mundinho. Se jogar o lixo no chão não, vai ter mais água, não vai ter árvores, e o meu mundinho vai ficar triste'. Eu achei isso lindo!", contou a mãe, emocionada ao participar de mais uma ação com a filha.

"Esse trabalho aqui do Cmei está sendo muito bom pra ela e pra gente, porque a gente não foi ensinado a dar muita importância a isso, ao cuidado com o mundinho, como a Antonela diz, à coleta seletiva, à recolher do jeito certo o lixo. E realmente, se a gente não cuidar, como será pra eles o mundo no futuro?", relatou ela.

Os projetos

"O Manguezal é o meu quintal" tem o objetivo de sensibilizar e incentivar nas turmas do grupo 4 a contemplação da natureza em suas infinitas possibilidades, com destaque para o ecossistema manguezal. de modo a estabelecer uma relação harmônica com o meio ambiente. Dentro do projeto, as crianças experimentam atividades que promovem a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na terra.

"A Educação Infantil busca estar envolvida no mundo, no cotidiano das crianças. O manguezal é o quintal da casa deles, é o vizinho do nosso Cmei. Nada melhor do que ampliar o conhecimento e o cuidado deles com esse ecossistema. Para isso, a gente usa o lúdico, as brincadeiras, linguagens que são acessíveis a ele, plantando essas sementinhas", disse a professora Denise Rodrigues da Costa.

No grupo 5, "Inteiro ambiente" surgiu da necessidade de educar as futuras gerações para a preservação da vida de todos os seres que habitam o planeta Terra. O projeto visa a desenvolver nas crianças o amor pela fauna e a flora, trabalhando reciclagem, coleta seletiva, cuidado e preservação dos recursos naturais e o amor por todas as formas de vida.

"Por tudo o que está acontecendo no nosso planeta, temos a necessidade de plantar essa semente do cuidado com o meio ambiente, para que possamos viver em equilíbrio. Por morar nessa área, a gente vê a destruição do manguezal, ainda muitas pessoas jogam lixo indevidamente. A partir dos trabalhos aqui no Cmei, as crianças têm falado em casa, com as famílias, nós recebemos esses relatos. É importante ensiná-los desde cedo sobre a coleta seletiva. O inteiro ambiente é trabalhar o todo, ver os impactos das nossas ações e conscientizá-los para a preservação", pontuou a professora Denilda Maria Lima.

Protetora do meio ambiente e apaixonada pelo projeto, a professora Mirtes Raquel Corteletti acredita na educação ambiental desde a primeira infância.

"Essa nova geração tem que ser formada na consciência do respeito à vida de todos os seres. Eu acredito em ensinar sobre o cuidado com o planeta desde a primeira infância. Esse é um assunto que tem sempre que ser trabalhado nas unidades de ensino, desde a Educação Infantil. Nós precisamos educar as crianças de uma forma que as nossas gerações não foram educadas. Abraçamos essa causa de coração e nossas crianças estão muito envolvidas, fico cada vez mais encantada com eles. O mundo depende desse cuidado e cada pessoa tem que fazer a sua parte", ressaltou.

Meio Ambiente

Os educadores ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) participaram do evento realizando um teatro de fantoches para as crianças sobre o manguezal de Vitória. Materiais como faixas e o boneco "caranguejão" foram usados para entreter e conscientizar os pequenos.

Central de Serviços

A equipe da Central de Serviços executou e auxiliou a limpeza do espaço, que, lamentavelmente, recebe descartes irregulares de resíduos. Os resíduos deram espaço a pneus coloridos, nos quais serão plantadas mudas de plantas pela equipe do Cmei, com o auxílio das crianças. Esse ato visa a conscientizar a população quanto ao descarte correto dos resíduos.

Para reforçar todo o trabalho feito durante a ação, placas de madeiras com frases interativas e lúdicas, com mensagens de cuidado e proteção ao meio ambiente, foram afixadas na área de manguezal ao lado do Cmei.

Carlos Antolini
Ação de limpeza CMEI Yolanda Lucas
Carlos Antolini
Ação de limpeza CMEI Yolanda Lucas

Voltar ao topo da página