Notícias

Covid: capitais usam sistema criado em Vitória para avaliar impactos na receita

Publicada em 05/08/2020, às 18h03 | Atualizada em 06/08/2020, às 12h25

Por Tarcísio Costa (teelcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Abrasf


  • Trabalho decente e crescimento econômico
  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Parcerias e meios de implementação

Divulgação Abrasf
Monitora Abrasf
Sistema permite que capitais avaliem periodicamente o impacto e o posicionamento para tomada de decisões durante a pandemia (ampliar)

Mais facilidade e rapidez no acesso a dados sobre arrecadação das capitais em decorrência dos efeitos e impactos gerados desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a pandemia do novo coronavírus, em março. Isso já é possível por meio do sistema Monitora Abrasf Covid-19.

A plataforma da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), que já está no ar, foi desenvolvida pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI) da Prefeitura de Vitória.

No sistema, que será de uso restrito das secretarias de Fazenda e Finanças das capitais, estão disponíveis informações sobre IPTU, ITBI, QP ICMS, ISS, IPVA, dívida ativa e nota fiscal eletrônica. Ele também gera relatórios que permitem ao usuário acompanhar a realidade das demais capitais brasileiras.

Cidade inteligente

"Nosso investimento é forte na cidade inteligente. Por que Vitória inteligente? Porque uma cidade inteligente faz mais com menos, faz melhor, ajuda quem mais precisa e se torna uma cidade mais justa, mais humana e mais feliz. Esse esforço só é possível por causa da excelência da nossa equipe de Tecnologia da Informação e das secretarias, nesse caso especificamente, numa ação fruto de trabalho da Secretaria de Fazenda e da Subsecretaria de Tecnologia de Informação. Mas temos muitos exemplos: a videoconsulta e outros exemplos importantes, todos desenvolvidos por nossa equipe. Por isso que eu sou muito grato e digo sempre: 'nós temos a melhor equipe de servidores do Brasil', e isso faz com que nós possamos prestar melhores serviços à população. Quem ganha é a população. Muito obrigado mesmo e parabéns à nossa equipe", agradeceu o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

"Esse é um importante instrumento de consulta para as capitais, que poderão avaliar periodicamente o impacto e o posicionamento para tomada de decisões. Os dados serão alimentados e utilizados por todas as capitais do País. É mais uma ação desenvolvida pela Prefeitura de Vitória dentro do conceito de cidade inteligente", disse o secretário municipal de Fazenda, Henrique Valentim, que também é diretor-técnico da Abrasf.

"O sistema eliminou a tramitação por e-mail de planilhas eletrônicas e o trabalho manual para compilação dos dados, tornando todo o processo on-line e com resultado em tempo real. O próximo passo é liberar serviços (APIs) para possibilitar a interoperabilidade desse sistema com os sistemas tributários das capitais", declarou a subsecretária de Tecnologia da Informação em exercício, Claudinete Vicente Borges.


Voltar ao topo da página