Notícias

Covid-19: profissionais contam experiência de atuar no Centro de Quarentena

Publicada em 13/07/2020, às 08h52 | Atualizada em 13/07/2020, às 12h30

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar
  • Redução das desigualdades

Leonardo Silveira
Centro de Quarentena no Sambão do Povo
Espaço humanizado no Centro da Quarentena está preparado para acolher pessoas em vulnerabilidade confirmadas para Covid-19 (ampliar)
Imagem divulgação
Centro de Quarentena
Cuidadora Daniela Moreira garante que a oportunidade de trabalho no local tem sido bem positiva (ampliar)

Mais de 40 profissionais, em uma equipe multidisciplinar, atuam no Centro de Quarentena de Vitória, localizado no Sambão do Povo, no bairro Mário Cypreste. Eles estão na linha de frente contra a Covid-19 e relatam a experiência de ajudar a curar os pacientes confirmados com sintomas leves de coronavírus.

A psicóloga Tayla Fonseca Oliveira contou que o atendimento humanizado garante o bem-estar dos atendidos. "Nós, como equipe psicossocial, verificamos diariamente o bem-estar do acolhido. Para mim tem sido uma experiência enriquecedora e gratificante", contou.

A cuidadora Daniela Moreira também garante que a oportunidade tem sido bem positiva. "Estamos lidando com algo novo, mas estamos conseguindo desenvolver nosso trabalho e dando suporte necessário para que os acolhidos tenham condições de cumprir seu isolamento social".

Funcionamento

O Centro de Quarentena começou a funcionar no último dia 3 e tem capacidade de acolher até 50 pessoas que podem ficar até 15 dias isoladas. São moradores de Vitória que não conseguem fazer o isolamento social, como idosos acamados, população em situação de rua, pessoas com deficiência ou munícipes que vivem em um espaço onde mora muita gente.

A equipe é formada por 44 pessoas, entre assistentes sociais, técnicos de enfermagem, psicólogos, segurança e limpeza. As equipes das secretarias municipais de Saúde (Semus) e Assistência Social (Semas) estão fazendo a triagem dos pacientes que serão levados para o local, que foi equipado com camas e utensílios.

Cuidados

O coordenador do Comitê de Gerenciamento das Políticas Sociais dos impactos causados pela Covid-19, Bruno Toledo, explicou que os abrigados têm alimentação e são acompanhados 24 horas.

"O Centro de Quarentena tem duas funções: a primeira é cuidar das pessoas que mais precisam e que não conseguem fazer o isolamento; a segunda é controlar a disseminação da Covid. Cuidando delas, a gente previne a proliferação da doença", disse.

Imagem divulgação
Centro de Quarentena
Psicóloga Tayla Fonseca Oliveira contou que o atendimento humanizado garante o bem-estar dos atendidos (ampliar)
Leonardo Silveira
Centro de Quarentena no Sambão do Povo
Centro de Quarentena oferta 50 vagas a cada 15 dias de isolamento (ampliar)

Voltar ao topo da página